Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Vai nascer um shopping com 350 mil m2 na África do Sul com “mão” portuguesa

Quadrante
Quadrante
Autor: Redação

O grupo Quadrante, especialista em serviços de engenharia e de arquitetura, está a desenvolver em parceria com a Mota-Engil o projeto do futuro centro comercial Fourways Mall, em Joanesburgo, na África do Sul. É o primeiro projeto da empresa no país, que já tem escritórios nas cidades africanas de Acra, Argel, Luanda e Maputo.

O projeto em causa “prevê a construção de uma infraestrutura integralmente pré-fabricada com uma dimensão de 350 mil metros quadrados (m2)”, explica a Quadrante em comunicado, adiantando que ficou a cargo do “desenvolvimento do projeto de estruturas em conjunto com uma empresa internacional”.

“A solução de pavimentos consistiu em lajes constituídas por pranchas alveolares pré-esforçadas apoiadas em vigas pi com continuidade sobre os pilares. Trata-se da primeira estrutura de grandes dimensões executada com recurso a pré-fabricação naquele mercado, estando por isso a despertar muito interesse junto de outros promotores”, lê-se na nota enviada às redações.

Para João Costa, administrador e responsável pela área de edifícios do grupo Quadrante, “esta é uma construção exigente”, quer pela sua grande dimensão quer pelas “condições específicas da obra, executada integral e localmente com elementos pré-fabricados”.

A empresa revela que a sua presença no mercado africano está em forte crescimento e representa já aproximadamente 30% da sua faturação, destacando-se projetos como o Estádio de Bouaké, na Costa do Marfim, o Projeto de Mobilidade Urbana de Maputo, em Moçambique, a Subestação Elétrica de Biskra, na Argélia, e a Expansão da Rede de Abastecimento de Água Existente da cidade de Sumbe, em Angola.