Em causa estão dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Comentários: 0
Custos de construção de casas novas voltam a aumentar: subiram 2,3% em setembro
Photo by Brett Jordan on Unsplash

Os custos de construção de habitação nova em Portugal registaram um aumento de 2,3% em setembro, mais 0,2 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Os preços dos materiais e da mão de obra também subiram: apresentaram, respetivamente, variações de 0,9% e de 4,4% face ao período homólogo.

"Em setembro, a variação homóloga estimada do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) foi 2,3%, taxa inferior em 0,2 p.p. à observada em agosto. No mês em análise, os preços dos materiais aumentaram 0,9% (1,3% no mês anterior). O custo da mão de obra aumentou 4,4% em setembro (4,2% em agosto)", lê-se no relatório divulgado.

O custo da mão de obra contribuiu com 1,8 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN e a componente dos materiais contribui com 0,5 p.p..

Variação em cadeia

A taxa de variação mensal do ICCHN foi -0,2% em setembro. Tal como se pode observar no quadro 2, o custo dos materiais e da mão de obra diminuíram ambos 0,2%. Ambas as componentes, mão de obra e materiais, contribuíram com -0,1 p.p. para a formação da taxa de varação mensal do ICCHN.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta