Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Antes e depois: a incrível transformação de uma casa em ruínas num projeto de luxo no campo

Um projeto do estúdio de arquitetura Tronc3 converteu uma quinta do século XVIII, na região da Catalunha, num complexo residencial.

Fachada
Antes e depois / TRONC3
Autor: Redação

São cada vez mais os projetos de reabilitação de estúdios de arquitetura que transformam um bem quase destruído numa casa de sonho. Este último exemplar vem pelas mãos do atelier Tronc3, que converteu uma casa do século XVIII em ruínas, na região da Catalunha (Espanha), num projeto residencial de mais de 1.800 m2 com sete casas de luxo.

A quinta, localizada no coração do Empordá, no município de Esclanyà a 4 km de Begur, foi transformada num complexo residencial de sete casas, além de possuir uma área comunitária com piscina e uma propriedade rústica de 8.000 m2 com espaço para jardins ecológicos ou como zona de lazer.

Nos trabalhos de design de interiores, os arquitetos optaram por manter a essência das clássicas quintas catalãs, assente na utilização de materiais nobres, elementos naturais como a madeira e a pedra, que têm servido de eixo principal, e texturas quentes e confortáveis.

Os interiores foram reabilitados, reforçados e iluminados com faixas de led para criar um ambiente caloroso e acolhedor. As moradias apresentam acabamentos de grande qualidade no design e conforto. Possuem também instalações de eficiência energética, onde convivem pisos radiantes e aerotérmicos com acabamentos em microcimento, além de incorporar as tecnologias mais recentes, sem perder a essência e história do projeto.

Quanto às fachadas de pedra, foram repintadas e caiadas de branco, recuperando a sua forma original em pedra, nas vedações e em algumas das janelas das varandas datadas de 1970.