Melhores indicadores de resiliência encontram-se, também, nos setores da construção e imobiliário, segundo a Iberinform.
Comentários: 1
Construção e imobiliário mostraram-se resilientes em tempos de pandemia
GTRES

Os setores da construção e do imobiliário foram dos que melhor resposta conseguiram – e têm conseguido – dar à pandemia da Covid-19, mostrando-se resiliente e dando sinais de confiança. Isso mesmo mostram os dados mais recentes da Iberinform, filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional, e do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a Iberinform, “a desagregação por atividade económica revela que os melhores indicadores de resiliência – variação do volume de negócios, taxa de margem de segurança económica e tempo de paralisação crítico de rutura de tesouraria – encontram-se nos setores da construção, imobiliário e nos serviços de utilidade pública, energia, água e ambiente”. 

“O setor da construção manteve sempre a continuidade da sua atividade, com carteiras de obras nos mercados internos e externos, apesar das limitações de fornecimento de materiais, apresentando boas perspetivas presentes e futuras. A atividade imobiliária, por sua vez, continua o seu processo de valorização, depois de um grande desfasamento em relação a outros países europeus”, refere a empresa. 

Nascimento de novas empresas em alta

Também o INE destacou, no seu estudo mais recente sobre estatísticas das empresas, o impacto do setor da construção e das atividades imobiliários no nascimento de novas empresas em Portugal. 

“Observando a distribuição dos nascimentos mensais por setor de atividade, verifica-se que [entre janeiro de 2018 a agosto de 2021] mais de 75% dos nascimentos concentram-se em três setores: Construção e Atividades Imobiliárias, Comércio e Outros Serviços. Para as entidades de natureza jurídica sociedade, este peso é ligeiramente inferior ao do total dos nascimentos, situando-se em média perto dos 67%”, lê-se no boletim do INE

De acordo com o instituto, foi nos setores dos Outros Serviços, da Construção e Atividades Imobiliárias, do Comércio e do Alojamento e Restauração que se registaram os valores mais elevados do número médio mensal de nascimentos de sociedades.

“Em 2018, este número foi mais elevado no setor dos Outros serviços, seguindo-se a Construção e Atividades Imobiliárias, o Comércio e o Alojamento e Restauração. No ano de 2019, o crescimento dos nascimentos deste tipo de entidades foi generalizado, e os maiores aumentos ocorreram no setor dos Transportes e armazenagem (…). Em 2020, registou-se um decréscimo geral em todos os setores. Em 2021, o número médio de nascimentos mensais começou a crescer, apesar de ainda não terem sido igualados os valores de 2019”, lê-se no documento.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Manuel Rocha
5 Novembro 2021, 19:06

Sim, não há dúvida de que o setor imobiliário está em alta.
Veja-se o caso da China, onde é o setor imobiliário que alimenta as maiores esperanças... talvez seja por isso que os preços do imobiliário por lá, tal como por cá, têm uma perspectiva de crescimento exponencial...

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade