
A Fundação de Serralves inaugurou no dia 4 de novembro a Casa dos Jardineiros, um projeto assinado por Álvaro Siza Vieira, no Parque de Serralves. O antigo armazém de máquinas foi recuperado e transformado pelo traço do arquiteto num edifício multiusos de apoio à área de jardinagem de Serralves e a outras valências.
“Ocupando uma área de 18 hectares, o Parque de Serralves é parte fundamental da estrutura ecológica da cidade do Porto. Para a manutenção deste magnífico espaço, Serralves conta com uma equipa interna de jardineiros que produz um trabalho diário minucioso e de extrema importância na conservação deste património paisagístico histórico”, lê-se num comunicado da instituição.
A Casa dos Jardineiros assumirá, ainda, uma função educativa, uma vez que, “dando seguimento à missão da Fundação de Serralves de estimular o interesse e o conhecimento de públicos de diferentes origens e idades pela Paisagem e Ambiente e também por temas críticos para a sociedade e seu futuro”, serão organizadas diversas iniciativas educativas que envolverão a visita a este espaço e a observação das ferramentas e veículos necessários para o trabalho de jardinagem e agrícola, que acontece no Parque de Serralves.
A nova estrutura foi baptizada Casa dos Jardineiros em homenagem à equipa de jardineiros de Serralves, que diariamente cuidam e conservam este parque histórico.
Para poder comentar deves entrar na tua conta