Construir casas novas está 8,5% mais caro que há um ano, sendo preciso recuar até agosto de 2008 para encontrar uma subida idêntica.
Comentários: 0
Custos de construção de habitação nova disparam
INE

Os custos de construção de habitação nova terão subido 8,5% em novembro de 2021 face ao mesmo mês do ano anterior, sendo este o maior aumento homólogo desde agosto de 2008 – foi, nesse mês, também de 8,5%. Em causa estão dados relativos ao Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), divulgados esta quinta-feira (6 de janeiro de 2021) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
 
“Em novembro, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 8,5% em termos homólogos, mais 1,2 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior. O preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações homólogas de 9,4% e de 7,3%”, lê-se no boletim do INE.

Segundo o instituto, “o custo dos materiais contribuiu com 5,4 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN (5,1 p.p. em outubro) e a componente mão de obra contribuiu com 3,1 p.p. (2,2 p.p. no mês anterior)”. 

No que diz respeito à variação em cadeia, os custos de construção de habitação nova aumentaram 1,6% num mês, ou seja, em novembro face a outubro, tendo os custos dos materiais e o custo da mão de obra aumentado 0,8% e 2,8%, respetivamente.

“As componentes materiais e mão de obra contribuíram com 0,5 p.p. e 1,1 p.p., respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (0,5 p.p. e 0,2 p.p. em outubro, pela mesma ordem)”, conclui o INE.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta