
A Mota-Engil anunciou esta segunda-feira (3 de outubro de 2022), que a sua participada Monta-Engil México, em consórcio com a CRRC, assinou um contrato para a realização de um projeto ferroviário no país valor de 1,3 mil milhões de euros.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Mota-Engil salienta que o contrato consiste na construção das linhas quatro, cinco e seis do metro de Monterrey, com uma extensão de 36 quilómetros.
A duração prevista dos trabalhos é de cinco anos, sendo que, após a conclusão dos mesmos, a cidade de Monterrey será dotada de melhores “soluções de mobilidade”.
“Com a adjudicação deste projeto, a Mota-Engil consolida a sua posição no México como um dos maiores players no segmento ferroviário”, lê-se na nota.
Grupo Mota-Engil fica com 71% da Mota-Engil Angola
Recentemente, soube-se também que o concurso público para a privatização dos 20% que a Sonangol detinha na Mota-Engil Angola foi concluído, tendo o Grupo Mota-Engil comprado a referida participação por dez mil milhões de kwanzas (23,2 milhões de euros).
Significa isto que a empresa detida pelo grupo de António Mota assegurou a compra dos 20% da Mota-Engil Angola que eram detidos indiretamente pelo Estado angolano, através da Sonangol Holdings, exercendo o direito de preferência na sua qualidade de acionista, como está previsto nos estatutos da sociedade. O grupo português fica assim com 71% do capital da participada angolana, escreve o Jornal de Negócios.
Emissão obrigacionista da Mota-Engil até 17 de outubro
Destaque ainda para o facto da Mota-Engil se estar a financiar no mercado obrigacionista, através de uma operação ligada a critérios de sustentabilidade. O objetivo é angariar 50 milhões de euros, sendo que, para isso, a empresa vai realizar duas ofertas: uma de subscrição (OPS) de dívida e outra de troca (OPT) abrangendo 100 mil títulos. De referir que a operação arrancou dia 3 de outubro e termina dia 17 de outubro.
De acordo com a mesma publicação, a operação tem um montante total de 50 milhões de euros, que pode ser majorado a 12 de outubro, e está dividida entre uma oferta de subscrição e uma oferta de troca de dívida. Os investidores poderão comprar nova dívida ou trocar dívida que vence em novembro, mas que uma vez trocada verá a maturidade prolongada até 2027.
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