Já nasceu o novo empreendimento residencial Quarteirão Inglês, entre a Estrela e Campo de Ourique, em Lisboa. Trata-se de um projeto que consiste na reabilitação de um conjunto de quatro edifícios adquiridos ao governo do Reino Unido.
São 17 apartamentos de várias tipologias, incluindo duplex, que resultaram da recuperação do antigo Hospital dos Ingleses, respeitando a sua arquitetura e valorizando a traça antiga e o contexto urbano daquela zona. O empreendimento localiza-se entre a Rua Saraiva de Carvalho, a Rua da Estrela e a Rua de São Jorge, onde se encontravam o Hospital Britânico, o Royal British Club, a igreja anglicana de São Jorge (de 1822), a antiga residência do respetivo pastor anglicano, a companhia de teatro inglesa e o cemitério dos ingleses.
Todas as unidades residenciais foram vendidas a compradores portugueses e os proprietários já começaram a receber as chaves, em setembro. Além do antigo Hospital dos Ingleses, que foi convertido neste empreendimento residencial, houve outros edifícios adquiridos e alvo de intervenção. O Teatro Estrela Hall ficou reservado para o futuro Centro de Saúde da Estrela, o edifício da Ordem dos Contabilistas foi cedido à Câmara Municipal de Lisboa para a construção do novo Centro de Saúde de Campo de Ourique e o Palacete do antigo Capelão foi vendido como uma unidade autónoma a um casal inglês.
No âmbito da intervenção foram utilizados materiais nobres que relacionam as fachadas novas com as preexistentes, como a madeira de pinho no soalho, pedra natural e os caixilhos em preto. Durante a reabilitação do palacete, que tem um total de três pisos, foram mantidas algumas características originais como as escadas em pedra maciça, o volume e espessura das paredes mestras, os tetos em estuque trabalhado num desenho oitocentista, os caixilhos das janelas e a porta principal.
Os residentes deste novo projeto residencial têm direito a 54 lugares de estacionamento, uma zona comum relvada de lazer e uma piscina exterior. Este trabalho de reabilitação foi desenvolvido pelo gabinete António Costa Lima Arquitetos e é a imobiliária Mello RDC que está a cargo da promoção do empreendimento.
António Ribeiro da Cunha, CEO da Mello RDC, destaca, em comunicado, a importância da localização do Quarteirão Inglês: "Este eixo da capital é, sem dúvida, das melhores zonas residenciais, com edifícios muito interessantes e onde temos apostado com soluções diferenciadoras e de grande qualidade. O Quarteirão Inglês é um projeto sobretudo para famílias e foi vendido quase na totalidade a portugueses".
O responsável refere-se ainda ao objetivo da Mello RDC em respeitar a arquitetura original dos projetos, valorizando "a traça antiga e o contexto urbano em que estão inseridos". "De resto, temos como foco principal o conforto e a sustentabilidade, que, aliás, devem ser duas das principais preocupações dos promotores imobiliários e também dos clientes, que são cada vez mais exigentes", conclui António Ribeiro da Cunha.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta