
Os certificados energéticos já eram obrigatórios quando os proprietários queriam vender ou arrendar uma casa, mas agora – desde dia 1 – são também obrigatórios quando se pretende apenas anunciar o imóvel, para venda ou arrendamento. A nova lei está a suscitar muita polémica, devido aos elevados custos do documento, mas há quem opte por comprar vouchers na internet, beneficiando de descontos que superam os 50%.
O preço de um certificado energético varia conforme o perito ou a empresa de certificação, já que não há uma tabela fixa no mercado, e consoante o tamanho do imóvel. Mas custam, em média, entre 150 e 200 euros em apartamentos, 300 em moradias e duplex e 500 no caso de serviços e comércio. Se comprados na internet, através das plataformas Odisseias e Groupon, por exempo, os valores praticados são bem diferentes.
No caso do Odisseias há três opções de compra: certificação para apartamentos T0 a T5, para moradias e para estabelecimentos comerciais, sendo que os custos são de 99 euros (eram 205/-52%, diz o portal), 119 euros (eram 245/-52%) e 129 euros (eram 270/-53%), respetivamente. Já na Groupon o desconto é ainda maior, havendo apenas duas opções: 59 euros para a certificação de apartamentos e moradias (poupança de 211 euros/-78%, segundo o site) e 69 euros para comércio e serviços (poupança de 269 euros/-80%).
Em declarações ao idealista News, Francisco Costa, Partner da Odisseias, revelou que esta campanha começou sexta-feira, dia 29 de novembro, e que termina “em princípio” hoje, dia 4. Até ao meio-dia de ontem (dia 3) foram vendidos dez vouchers, disse, salientando que “não é dos produtos mas procurados” na plataforma porque “estamos na altura do Natal”. “Neste momento o que os clientes procuram são presentes, e este produto é para utilização própria”, justificou. De referir que a empresa responsável pela visita ao imóvel e respetiva homologação é a HD Cardoso-Certificação Energética.
Cenário oposto acontece na Groupon. “Até ao momento [meio-dia de ontem] já foram comprados 232 cupões”, adiantou Estefanía Lacarte, diretora de Comunicacão da Groupon Espanha e Portugal, frisando que a campanha começou dia 28 e termina (também) hoje. Quando questionada sobre se este é um dos produtos mais procurados pelas pessoas, limitou-se a responder que “os gostos dos clientes portugueses são muito variados”. Neste caso, a empresa responsável pela visita ao imóvel e respetiva homologação é a Energy Prime.
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3 Comentários:
amigo a lei só é vinculativa 12 depois.
talvez as superfícies comerciais e as gasolineiras comecem a oferecer como bónus, na compra dos produtos de primeira necessidade ou outros, mas os ditos certificados para pouco ou nada vão servir.
Boa tarde
Segundo julgo saber os espaços comerciais não necessitam de certificado energetico.
Se assim for a informação não está correcta.
Penso que aquilo que os espaços comerciais precisam é de um certificado ou projecto acustico e mesmo assim penso que se poem a questão apenas em relação aos novos.
Estou correcto?
Rui Pereira
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