Comentários: 0
Projeto foi apresentado a 22 de abril de 2015 (Fonte: Câmara Municipal do Porto).
autorizado

As obras de restauro e modernização do Mercado do Bolhão, no Porto, devem começar no verão. Segundo a Câmara Municipal do Porto (CMP), os comerciantes só terão de mudar mais tarde as bancas para o mercado temporário, que ficará situado no quarteirão de D. João I.

“A Câmara decidiu iniciar os trabalhos subterrâneos logo de possível numa empreitada prévia à do restauro do edifício, adiantando, assim, o calendário. Em causa está a necessidade de desviar a linha de água que atravessa o mercado no subsolo”, lê-se no site oficial da autarquia (Porto.pt).

O projeto do mercado, da autoria de Nuno Valentim, está pronto e será alvo de um concurso público internacional a lançar em breve. O mesmo prevê a construção uma cave logística (cargas/descargas e áreas técnicas) no subsolo e de um túnel, que se inicia na Rua do Ateneu Comercial do Porto.

A obra obrigará à intervenção de uma tuneladora e está a cargo da empresa municipal Águas do Porto, no âmbito da gestão da rede de águas pluviais da cidade.

Já a obra de restauro, que será alvo de um concurso público à parte, será lançada pela também empresa municipal GOP - Gestão de Obras Públicas, adianta a autarquia.

A requalificação do Mercado do Bolhão está avaliada em 27,086 milhões de euros, mas a CMP espera obter financiamento comunitário de 23,023 milhões. O projeto de restauro e modernização do Mercado do Bolhão foi apresentado a 22 de abril de 2015 pelo presidente da autarquia, Rui Moreira, e garantirá a permanência dos atuais comerciantes.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade