Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

OLI, a empresa lusa que soma prémios internacionais de design e arquitetura

Autor: Redação

O 'Good Design', considerado como o mais antigo e prestigiado prémio internacional de Design, acaba de ser conquistado pela empresa portuguesa OLI, dedicada ao desenvolvimento de produtos de casa de banho. Esta distinção internacional, atribuída pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e o Ateneu de Chicago (EUA), junta-se ao recente prémio "Archiproducts Design Awards 2016" que a OLI venceu com a placa de comando 'Trumpet', desenhada por Álvaro Siza Vieira, arquitecto Prémio Pritzker 1992.

Com 370 trabalhadores, dividos entre Portugal e Itália, a OLI diz que, nos últimos cinco anos, investiu 10 milhões de euros em Investigação e Desenvolvimento, estando no topo das empresas em Portugal que mais patenteiam na Europa - atualmente com 45 patentes ativas. 

O que fez a Glassy ganhar o "Good Design"

A solução Glassy', premiada agora com o "Good Design", é uma peça única em vidro, com design minimalista, disponível em preto e branco brilho. Com uma placa de comando de autoclismos interiores auto-sustentável, incorpora a tecnologia 'Hidroboost', que permite armazenar a energia gerada pela entrada da água no autoclismo para a aplicar na ativação da descarga, dispensando uma fonte de energia eléctrica ou de pilhas.

Por outro lado, esta solução aumenta os níveis de higiene e de segurança, graças ao acionamento 'no touch' (não necessita de toque). A aproximação à placa é suficiente para os sensores capacitivos acionarem a descarga de água do autoclismo.

Como a Trumpet venceu o “Archiproducts Design Awards 2016”

Antes deste prémio, a OLI foi distinguida com o 1º prémio do “Archiproducts Design Awards 2016”, um dos mais prestigiados prémios de Arquitectura e Design do mundo, com uma solução desenhada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.

Neste caso, o prémio foi para a “Trumpet”, uma placa de comando de autoclismos interiores que foi eleita “Best of Category 2016”, na categoria “Casas de Banho”, entre 490 produtos nomeados, de 250 marcas provenientes de 15 países.

Para desenhar esta peça, Álvaro Siza Vieira inspirou-se no jazz e criou uma placa de comando com dois botões semelhantes aos pistões de um trompete, trazendo o virtuosismo da música para o espaço de banho.

Segundo a OLI, para além da identidade única do autor galardoado com o Prémio Pritzker em 1992, a “Trumpet” é energeticamente sustentável, uma vez que o seu accionamento pneumático não necessita de energia.