Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Minor vende três hotéis em Lisboa por 313 milhões à Invesco - e mantém gestão através da NH

Tivoli Sky Bar, Avenida da Liberdade, Lisboa. / Kiwi Collection
Tivoli Sky Bar, Avenida da Liberdade, Lisboa. / Kiwi Collection
Autor: Redação

Os hotéis Tivoli Avenida da Liberdade Lisboa, o Tivoli Oriente Lisboa e o Avani Avenida da Liberdade acabam de mudar de mãos. Os três imóveis foram vendidos pela Minor International (Mint) à gestora de investimento imobiliário Invesco, por 313 milhões de euros, com uma mais valia de 62 milhões. Mas a exploração das unidades hoteleiras na capital portuguesa vai continuar a cargo da Mint, sob a gestão da NH Hotel, subsidiária do grupo tailandês que entrou diretamente em Portugal em 2015.

A Minor International comunicou esta semana que o negócio foi feito através de uma operação de "sale and leaseback". Ou seja, vende o conjunto dos três edifícios onde se localizam os hotéis à invesco, mas fica a explorar as unidades, através da marca NH Hotel, por via de acordos de arrendamento dos espaços, por um período inicial de 20 anos, com opção de extensão até 60 anos.

A operação, está ainda sujeita à autorização das autoridades competentes, antecipando as partes que o processo esteja concluído no terceiro trimestre deste ano, segundo aponta a Mint em comunicado.

A Minor é, desde o ano passado, dona da espanhola NH Hotel. Após esta compra (por via de uma Oferta Pública de Aquisição), o grupo tailandês passou a ter uma rede de 16 unidades hoteleiras no mercado português - em que entrou por via da compra dos hotéis Tivoli, no âmbito do processo de falência do Grupo Espírito Santo (GES), em 2015.