Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Regulador dos mercados financeiros avisa investidores sobre os perigos da Cimovelpark

CMVM lançou um alerta sobre a falta de autorização desta entidade, que diz operar na área do imobiliário, para exercer intermediação financeira em Portugal.

Photo by Jordan Graff on Unsplash
Photo by Jordan Graff on Unsplash
Autor: Redação

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) lançou na passada sexta-feira, dia 04 de setembro de 2020, um alerta destinado aos investidores sobre a Cimovelpark, advertindo que esta entidade não está autorizada nem registada junto da CMVM para o exercício de intermediação financeira em Portugal. O regulador dos mercados financeiros, por outro lado, avisa que também não está legalmente habilitada a realizar publicidade ou prospeção de clientes para celebrar contratos de intermediação financeira.

"A CMVM alerta para o facto de a entidade Cimovelpark, detentora do website https://pt.cimovelpark.com/, não estar autorizada nem registada junto da CMVM para o exercício de qualquer atividade de intermediação financeira em Portugal, conforme o disposto nas alíneas a) e b) do n.º 1 do artigo 295.º do Código dos Valores Mobiliários", pode ler-se no comunicado do supervisor português.

A entidade "também não está autorizada pela CMVM para a gestão e comercialização de organismos de investimento coletivo ao abrigo do Regime Geral dos Organismos de Investimento Coletivo", precisa ainda no comunicado publicado na internet, onde é possível aceder à lista de intermediários financeiros autorizados", informa ainda.

Na homepage da Cimovelpark, escrita em português do Brasil, lê-se de imediato ao entrar "investimento em aluguel de estacionamentos com Cimovel: simplicidade e rentabilidade". Navegando, a entidade explica como, supostamente, funciona o modelo de negócio: "a CIMOVEL Investissement oferece, através de sua plataforma de câmbio , uma ampla variedade de localizações em todos os países europeus. A aquisição de um espaço de estacionamento sob administração não exige que você quebre seu cofrinho de 5.000 a 60.000 euros será suficiente para uma aquisição". Por outro lado, encontra-se informação sobre "investimento em aluguel no estacionamento imobiliário", sendo o site apontado como "propriedade Cimóvel - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado".

Mas a CMVM desmente também esta informação, declarando no alerta que "ao contrário do divulgado, não tem qualquer relação" com o Fundo Cimóvel - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado, autorizado pela CMVM e gerido pela Interfundos - Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo.

A reguladora dos mercados recorda ainda que, para assegurar que uma determinada entidade que oferece serviços de investimento em instrumentos financeiros está autorizada a exercer atividade em Portugal, os investidores devem consultar a lista de intermediários financeiros autorizados ou a lista de entidades habilitadas a prestar serviços financeiros em Portugal em regime de Livre Prestação de Serviços (LPS), disponíveis no 'site'.

E recomenda todas as pessoas e entidades que tiverem estabelecido qualquer relação comercial com a entidade Cimovelpark a contactar os serviços CMVM.