CMVM lançou um alerta sobre a falta de autorização desta entidade, que diz operar na área do imobiliário, para exercer intermediação financeira em Portugal.
Comentários: 0
Regulador dos mercados financeiros avisa investidores sobre os perigos da Cimovelpark
Photo by Jordan Graff on Unsplash

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) lançou na passada sexta-feira, dia 04 de setembro de 2020, um alerta destinado aos investidores sobre a Cimovelpark, advertindo que esta entidade não está autorizada nem registada junto da CMVM para o exercício de intermediação financeira em Portugal. O regulador dos mercados financeiros, por outro lado, avisa que também não está legalmente habilitada a realizar publicidade ou prospeção de clientes para celebrar contratos de intermediação financeira.

"A CMVM alerta para o facto de a entidade Cimovelpark, detentora do website https://pt.cimovelpark.com/, não estar autorizada nem registada junto da CMVM para o exercício de qualquer atividade de intermediação financeira em Portugal, conforme o disposto nas alíneas a) e b) do n.º 1 do artigo 295.º do Código dos Valores Mobiliários", pode ler-se no comunicado do supervisor português.

A entidade "também não está autorizada pela CMVM para a gestão e comercialização de organismos de investimento coletivo ao abrigo do Regime Geral dos Organismos de Investimento Coletivo", precisa ainda no comunicado publicado na internet, onde é possível aceder à lista de intermediários financeiros autorizados", informa ainda.

Na homepage da Cimovelpark, escrita em português do Brasil, lê-se de imediato ao entrar "investimento em aluguel de estacionamentos com Cimovel: simplicidade e rentabilidade". Navegando, a entidade explica como, supostamente, funciona o modelo de negócio: "a CIMOVEL Investissement oferece, através de sua plataforma de câmbio , uma ampla variedade de localizações em todos os países europeus. A aquisição de um espaço de estacionamento sob administração não exige que você quebre seu cofrinho de 5.000 a 60.000 euros será suficiente para uma aquisição". Por outro lado, encontra-se informação sobre "investimento em aluguel no estacionamento imobiliário", sendo o site apontado como "propriedade Cimóvel - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado".

Mas a CMVM desmente também esta informação, declarando no alerta que "ao contrário do divulgado, não tem qualquer relação" com o Fundo Cimóvel - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado, autorizado pela CMVM e gerido pela Interfundos - Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo.

A reguladora dos mercados recorda ainda que, para assegurar que uma determinada entidade que oferece serviços de investimento em instrumentos financeiros está autorizada a exercer atividade em Portugal, os investidores devem consultar a lista de intermediários financeiros autorizados ou a lista de entidades habilitadas a prestar serviços financeiros em Portugal em regime de Livre Prestação de Serviços (LPS), disponíveis no 'site'.

E recomenda todas as pessoas e entidades que tiverem estabelecido qualquer relação comercial com a entidade Cimovelpark a contactar os serviços CMVM.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta