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Suecos escolhem Portugal para abrir escritório para ajudar as marcas a ter localizações de sucesso

Daniel Melkersson, CEO e co-fundador da sueca PinMeTo, em entrevista ao idealista/news.

Photo by Jake Davies on Unsplash
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Autores: Leonor Santos, Tânia Ferreira

A localização certa de uma loja ou restaurante é considerada, no mercado imobiliário, um critério estratégico para o sucesso do negócio. Mas está longe de ser um fator único. A informação sobre esse espaço, como o horário e própria localização, é também fundamental; e um erro de comunicação pode mesmo revelar-se fatal para uma marca – caso a informação disponibilizada online esteja errada, por exemplo. Foi para atuar neste segmento de mercado, no location marketing (ou SEO local; marketing de localização), que a empresa sueca PinMeTo decidiu “aterrar” em Portugal, com a abertura de um novo escritório em Lisboa. O objetivo é simples: ajudar as marcas com várias localizações a gerir cada um dos espaços numa plataforma centralizada, garantindo que todas as informações disponíveis sobre elas digitalmente estão atualizadas e corretas.

Este será, de resto, o primeiro escritório no sul da Europa para a empresa sediada em Malmö, na Suécia, e uma espécie de pontapé de saída para a expansão internacional no pós-pandemia. Focada em 'location marketing' para pontos de venda e empresas com um grande número de localizações em cada mercado, a PinMeTo já conta com sete escritórios nos países nórdicos, na Polónia e também na Roménia, e “carrega” o nome de várias marcas de peso às costas, como por exemplo a H&M, 7-Eleven ou Hertz.

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“Portugal é visto como um dos mercados que terá uma rápida recuperação económica no pós-pandemia”, refere Daniel Melkersson, CEO e co-fundador da PinMeTo, em entrevista ao idealista/news, para justificar (entre várias outras razões) a escolha de Portugal para abrir um novo escritório. O responsável da plataforma que, na prática, centraliza todas as diferentes localizações para as empresas para conseguirem um alcance maior nos motores de pesquisa, mapas, mobile, GPS e redes sociais, combinado com milhares de outros diretórios - tudo à distância de um botão -, considera que o país tem muito talento e, sobretudo, espaço para “quando se trata de saber como usar o SEO local”.

"Os gestores marketing digital em Portugal têm um grande conhecimento ao nível do SEO, mas na maioria dos casos, nunca trabalharam em location marketing. Muito do trabalho que iremos desenvolver será apresentar soluções e educar grandes empresas para a importância destas ferramentas. Assim que perceberem a importância do nosso serviço, temos a certeza que a PinMeTo será o parceiro ideal para fazer desenvolver o crescimento das empresas e dos seus negócios", refere ainda.

O objetivo da PinMeTo é tornar-se numa empresa líder global em 'location marketing' e tecnologia de SEO local, e conta com Portugal para impulsionar o seu negócio. Porquê abrir escritórios no país? O que é e qual a importância do location marketing? Como é que isso pode tornar uma marca mais forte? Daniel Melkersson, CEO e co-fundador respondeu a estas e outras questões na entrevista, por email, que agora reproduzímos na íntegra.

Daniel Melkersson, CEO e co-fundador da PinMeTo
Daniel Melkersson, CEO e co-fundador da PinMeTo

Porquê Portugal e que potencial veem no mercado português?

Portugal é visto como um dos mercados que terá uma rápida recuperação económica no pós-pandemia, e estar presente em Portugal permite-nos crescer juntamente com um país que já foi escolhido por muitas startups internacionais como a sua casa. Ao mesmo tempo, estaremos fisicamente próximos de Espanha e linguisticamente próximos do Brasil.

"(...) estar presente em Portugal permite-nos crescer juntamente com um país que já foi escolhido por muitas startups internacionais como a sua casa

Quais são os pontos fortes e fracos das empresas portuguesas em termos de SEO?

Apesar de ser um mercado relativamente pequeno para os padrões da União Europeia (UE), Portugal tem muito talento profissional digital. Há uma boa perceção de SEO, mas ainda há espaço para crescer quando se trata de saber como usar o SEO local – e é aqui que entra a PinMeTo.

Existem muitas empresas a trabalhar com location marketing em Portugal?

Todas as empresas com espaço físico estão a trabalhar com location marketing, mesmo que não saibam: por exemplo, os rankings de pesquisa locais são gerados automaticamente pelos motores de busca. As empresas portuguesas estão cada vez conscientes dessa importância e começam a concentrar-se no SEO local, e é por isso que estamos tão entusiasmados para começar.

Conseguem descodificar este conceito e explicar a sua relevância para Portugal?

O SEO local refere-se aos métodos que as empresas utilizam para garantir que as suas localizações aparecem quando as pessoas procuram coisas nas proximidades - por exemplo, se alguém pesquisar “café perto de mim” num motor de busca ou “café” numa app de mapas. Para conseguir um bom SEO local, é preciso fornecer às redes e diretórios informações completas e precisas. Marcas portuguesas com muitas localizações (que estão em todo o lado) podem ter dificuldades em atualizar essas informações constantemente, e é aqui que a solução da PinMeTo entra para resolver o problema – juntamente com outros recursos de marketing baseados em localização, como gestão da reputação e publicações nas redes sociais.

Para conseguir um bom SEO local, é preciso fornecer às redes e diretórios informações completas e precisas

Como é que isso pode tornar uma marca mais forte?

Para as marcas, divulgar informações imprecisas é uma das maneiras mais fáceis de fazer com que os clientes percam a sua confiança nelas. Pensem na última vez em que verificaram o horário de funcionamento de uma loja para terem a certeza de que estava aberta e, de seguida, apareceram na loja e estava fechada – como se sentiram em relação a essa loja?

Quais as melhores experiências com grandes empresas com as quais trabalham? Algum exemplo?

É sempre divertido ver como as empresas reagem quando veem os resultados dos seus esforços locais de SEO. É incrível como as melhorias podem ser enormes apenas utilizando a PinMeTo para centralizar a configuração de gestão de localização de uma marca presente em vários locais. A Fitness24seven teve um aumento estonteante de 3486% nas visualizações orgânicas diárias no Facebook. A gasolineira Preem viu um aumento de 154% na quantidade de pessoas que procuraram informações sobre como chegar aos seus postos de combustível, o que é um KPI valioso para elas.

Referem que Portugal faz parte da estratégia pós-pandemia. Haverá novos escritórios a serem abertos em breve?

Temos alguns lugares em mente, na Europa e fora dela. A necessidade de serviços locais de SEO é verdadeiramente global, portanto, temos algumas opções em cima da mesa.