Esta é uma das propostas apresentadas pela autarquia à Galp e ao Governo para a antiga unidade industrial.
Comentários: 0
Antiga refinaria da Galp em Matosinhos convertida em centro tecnológico
By Mister, CC BY 3.0, Wikimedia Commons

A antiga refinaria da Galp em Leça da Palmeira, Matosinhos, poderá vir a dar lugar a um centro tecnológico dedicado aos temas da energia e do mar. Esta é, ao que tudo indica, uma das propostas apresentadas pela Câmara de Matosinhos à Galp e ao Governo sobre o que poderá ser construído naqueles terrenos assim que fique concluído o processo de desmantelamento e de descontaminação da unidade industrial.

A presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, explicou ao jornal ECO que a proposta está dividida em duas partes, sendo a primeira “da responsabilidade da própria Galp” - nomeadamente o centro tecnológico.

Já a outra parcela seria cedida à autarquia para a construção de uma infraestrutura ligada à Universidade do Porto e dedicada à investigação do mar. A ideia seria que pudesse acolher o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), que atualmente funciona no Terminal de Cruzeiros do Porto de  Leixões.

“Agora cabe à Galp decidir. Ainda não recebemos nenhuma proposta da empresa em relação ao que pretende fazer nos terrenos. (…) Encararam positivamente as novas sugestões e estão a estudar, mas o timing da Galp é mais demorado e ainda não estão em condições de apresentar a proposta definitiva”, disse a responsável ao mesmo jornal. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta