Ex-presidente do BES Angola já entregou os passaportes e submeteu o requerimento para pagar a caução na passada sexta-feira.
Comentários: 0
Caso BESA de corrupção em Portugal
Foto de Sora Shimazaki en Pexels

Há novidades sobre o caso Banco Espírito Santo Angola (BESA). O seu ex-presidente Álvaro Sobrinho quer usar a hipoteca de quatro imóveis para pagar a caução de seis milhões de euros. Esta foi uma das medidas de coação determinadas pelo juiz Carlos Alexandre a 17 de março, na sequência do processo BESA, em que o empresário luso-angolano é suspeito de ter obtido um benefício ilegítimo de 340,7 milhões de euros.

Álvaro Sobrinho foi ouvido no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) em Lisboa no passado no passado dia 17 de março de 2022. E na sequência do interrogatório judicial foram aplicadas ao arguido quatro medidas de coação, segundo se lê na página do DCIAP:

  • Prestação de uma caução no montante de seis milhões de euros;
  • Proibição de se ausentar do país até à data em que preste integralmente a caução;
  • Obrigatoriedade de se apresentar trimestralmente perante as autoridades portuguesas;
  • Proibição de se ausentar da zona Schengen, com a concomitante entrega imediata dos passaportes.

No seguimento destas medidas de coação, o ex-presidente do BESA entregou os passaportes a 21 de março e submeteu o requerimento para pagar a caução de seis milhões de euros através da hipoteca de quatro imóveis na passada sexta-feira, dia 25 de março, segundo fontes próximas do processo ouvidas pela imprensa nacional. Até ao momento não houve despacho do juiz em relação a este pedido.

O prazo para pagar a caução terminaria esta sexta-feira, dia 1 de abril, segundo refere o ECO. E se Álvaro Sobrinho não pagar a caução de seis milhões de euros, o juiz Carlos Alexandre terá de reavaliar as medidas de coação aplicadas, refere o mesmo meio. Recorde-se que na altura, o advogado de defesa, Artur Marques, fez saber que iria recorrer da caução aplicada. Mas até agora não há novidades sobre este ponto.

Caso BESA branqueamento de capitais
Foto de Karolina Grabowska en Pexels

O que está em causa no processo BESA?

O luso-angolano Álvaro Sobrinho está sob suspeita de ter burlado o antigo BES Angola, a que presidia. E, segundo a nota da DCIAP, estará em causa um benefício ilegítimo auferido pelo arguido de aproximadamente 340,7 milhões de euros.

Em concreto, o arguido encontra-se indiciado da prática, em coautoria, de:

  • Cinco crimes de abuso de confiança agravado;
  • Oito crimes de abuso de confiança agravado;
  • Sete crimes de branqueamento das vantagens obtidas com a prática dos ilícitos anteriormente referidos.

“A factualidade está relacionada com financiamento, através de linhas de crédito em Mercado Monetário Interbancário do Banco Espírito Santo ao Banco Espírito Santo Angola, e com o branqueamento das vantagens obtidas com o desvio de fundos com tal origem”, esclarece ainda a nota do DCIAP, sublinhando que no inquérito estão constituídos outros arguidos.

Um dos alegados esquemas que constam neste inquérito passou-se em Portugal. Em 2010, o empresário luso-angolano comprou de uma só vez seis apartamentos de luxo no empreendimento Estoril-Sol Residence por mais de 9,5 milhões de euros, segundo refere o Público. E, depois de a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários ter denunciado este negócio, o Ministério Público abriu um processo por branqueamento de capitais em 2011. Os imóveis chegaram mesmo a ser arrestados, mas a decisão foi revertida.

Além deste caso, Álvaro Sobrinho também é suspeito de ter participado num esquema, em 2009, que levou ao desvio de 750 milhões de euros do banco para a construção de um projeto de habitação social em Angola, algo que nunca chegou a acontecer.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta