Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Caução

Últimas notícias sobre "Caução" publicadas em idealista.pt/news

Casa arrendada que foi vendida: quem tem de devolver a caução?

A caução no contrato de arrendamento continua a ser um tema que desperta, em muito, o interesse dos leitores do idealista/news. O tema abordado hoje é sobre a possibilidade de o senhorio vender o imóvel que tem arrendado e sobre a caução e as consequências da sua não devolução.

Notícia sobre:
Photo by Maria Ziegler on Unsplash

O senhorio não quer devolver a caução de uma casa arrendada? O que lhe pode acontecer

Arrendar hoje em dia uma casa não é tarefa fácil para quem é inquilino. Há pouca oferta, as rendas subiram e, além disso, há senhorios que pedem altos valores a título de caução, complicados de garantir por muitas famílias. E o pior acontece quando, terminados os contratos, esse dinheiro não é devolvido aos arrendatários. Hoje explicamos as consequências para os senhorios infratores e como é que os inquilinos se podem defender.

Notícia sobre:

Caução das rendas: guia completo para evitar dores de cabeça para senhorios e inquilinos

A caução é, muitas vezes, causa de atrito entre senhorios e arrendatários, no âmbito dos contratos de arrendamento. Hoje no consultório jurídico de imobiliário, explicamos-te tudo o que está em causa neste regime.

Notícia sobre:

Rendas no IRS: Caução devolvida ao inquilino pode ser declarada como gasto

Os senhorios podem inscrever como gasto no IRS a cauções devolvidas aos inquilinos. O valor pode ser incluído, em parte ou na totalidade, no anexo F, da declaração de IRS do ano em que foi feita a devolução.

Notícia sobre:

Deco Alerta: Já reclamaste a tua caução da água, luz e gás? Podes fazê-lo até final do ano

A restituição das cauções da eletricidade, água e gás para contratos feitos antes de 1999 é o 65º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Deco Alerta: Sabias que tens direito a receber a caução que pagaste por um fornecedor de serviço público?

A devolução das cauções pagas aos fornecedores de serviços públicos é o 26º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o Idealista News Portugal.

Notícia sobre:

Só dois terços dos senhorios exigem caução aos inquilinos

O pagamento de uma renda mensal extra quando se arrenda uma casa é visto como um procedimento “normal”, mas é uma prática menos comum quando o contrato é celebrado diretamente entre proprietário e inquilino. Só dois terços dos senhorios o exigem, segundo um inquérito realizado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). Ou seja, só quando o negócio é intermediado por uma imobiliária é que o mês de caução não é perdoado.

Notícia sobre: