Trata-se de um programa de retenção e aquisição de talento, desenhado para a projeção de carreira dos consultores da mediadora.
Comentários: 1
Zome
Bernardino Machado, presidente do Conselho de Administração da Zome Crédito: Zome

Num mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e exigente, é possível observar alterações acentuadas nas expectativas e convicções daqueles que estão a iniciar a sua carreira, e dos que procuram progressão no seu percurso profissional. A geração Z, atualmente a dar os primeiros passos no mercado de trabalho, é bastante ambiciosa quando comparada às gerações anteriores. A mediadora imobiliária nacional Zome mostra-se atenta a estes fenómenos, de forma a dar as melhores respostas a esta tendência. 

“Trata-se de uma geração que não se deixa contentar, nem estagnar, e espera que a sua carreira passe por uma maior compatibilização entre a vida pessoal e profissional, um bom ambiente de trabalho, garantias de progressão, desafios constantes e, acima de tudo, concretização. Para esta geração, o conforto é inimigo do crescimento, e por isso sentem a necessidade de, ocasionalmente, explorar novas oportunidades e caminhos que alimentem essa necessidade por novidade. Tendo isto em consideração, é urgente que as empresas consigam alinhar estratégias, e desenvolver ferramentas que as ajudem a responder às necessidades e características das novas gerações e que potenciem a retenção de talento”, começa por contar Bernardino Machado, presidente do Conselho de Administração da Zome. 

 

Mediação imobiliária em Portugal
Foto de cottonbro on Pexels

Zome Ambition, o que é?

Assumindo que os tempos de “emprego para vida” não voltam, a Zome refere que tem vindo a procurar desenvolver programas especializados para criar respostas a esta tendência. “Assim nasceu o Zome Ambition, um programa de retenção e aquisição de talento, desenhado para a projeção de carreira dos nossos consultores”, detalha o responsável. 

“Através de um acompanhamento próximo no dia a dia, e das conversas com os nossos consultores e staff, percebemos que temos muito ‘talento escondido’ nas operações. Além de uma diversidade de competências – que por si só abre possibilidades para se explorarem outros caminhos –, identificámos nos nossos consultores muita vontade de crescer e de se desafiarem no ecossistema Zome. Com o Zome Ambition, qualquer colaborador da Zome se pode candidatar, sem criar obrigatoriedade de parte a parte, a outra função com a qual se identifique mais, em qualquer hub da nossa rede. A título de exemplo, podemos destacar o caso de uma consultora de Braga que descobriu a vocação como Business Coach no Porto, e uma Business Coach que se mudou do Porto para o Algarve para dirigir uma nova unidade da Zome”, explica. 

 

Compra e venda de casas em Portugal
Foto de RODNAE Productions on Pexels

Um programa… disruptivo

O Zome Ambition é disruptivo, e desafia o paradigma da cultura organizacional nas empresas deste setor. Também por isso, salienta Bernardino Machado, “é necessário tempo de interiorização interna, dado que obriga a um alinhamento de toda a estrutura na perceção dos benefícios do programa e assimilação de uma visão de longo prazo, em detrimento de uma perspetiva mais imediatista destes processos”. 

“O objetivo é apoiar os nossos consultores a encontrarem o trabalho que os faz mais felizes, mas sempre de forma sustentada e que lhes permita assumir compromissos a longo prazo. Ainda assim, e apesar de ser cedo para tomar conclusões, o programa registou uma elevada taxa de aceitação por todos os colaboradores, que confiam fortemente que esta iniciativa se refletirá na sua produtividade e motivação”, constata o mesmo responsável, salientando que o Zome Ambition é mais do que um projeto. “É parte do nosso ADN, e acreditamos ser uma forma de os consultores se sentirem mais envolvidos na organização, de continuarmos a atrair e a reter o melhor talento em Portugal e, acima de tudo, de continuarmos a mudar vidas juntos”, conclui.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Virginia Soares
23 Setembro 2022, 21:00

A Zome precisa, ainda, melhorar e muito para crescer...

Para poder comentar deves entrar na tua conta