
Na hora de investir os seus ativos, as seguradoras olhavam para o imobiliário como uma boa aposta. Mas nos últimos dois anos tem-se verificado uma inversão desta tendência. Agora, as seguradoras europeias acreditam que o imobiliário seja uma das classes de ativos que terá pior desempenho em 2024, motivo pelo qual estão a reduzir a sua exposição a estes ativos.
“Historicamente, o setor [imobiliário] tem estado fortemente investido, mas vimos uma inversão na tendência. As empresas estão a reduzir a exposição (…) pelo segundo ano consecutivo”, explicou Giorgio Albrecht, líder do segmento segurador para o Sul e Leste da Europa da Goldman Sachs Asset Management, na apresentação de resultados do Global Insurance Survey 2024, citado pelo Jornal de Negócios.
As ações do imobiliário continuam, assim, a ser um dos setores que terá pior desempenho em 2024. Esta é a opinião de 34% dos inquiridos, que inclui seguradoras responsáveis pela gestão de 13 biliões de dólares em ativos. Pior que o imobiliário só ficam mesmo os criptoativos, um mercado considerado volátil e não atrativo, muito devido aos escândalos do passado.
Recorde-se que o investimento em imobiliário comercial caiu durante 2023, devido aos elevados juros nos créditos e mudanças na ocupação dos espaços derivadas da pandemia. Além disso, também soam alertas sobre os níveis de exposição da banca ao imobiliário comercial, tornando-o, assim, menos atrativo.
Agora, as seguradoras europeias têm apostado numa estratégia assente na diversificação de ativos no portefólio, numa altura em que os “desafios de liquidez do setor” foram afastados. E onde é que consideram que será melhor investir em 2024? As seguradoras acreditam que são as ações dos EUA que vão gerar melhores retornos totais nos próximos 12 meses, seguido do crédito privado, “private equity” e dívida pública, lê-se no mesmo jornal.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta