
A portuguesa Topbrands, ligada a áreas como brinquedos, puericultura, tecnologia ou produtos para a casa, vai investir seis milhões de euros na construção de novas instalações no Montijo, um projeto realizado em quatro fases e que vai permitir criar até 50 novos postos de trabalho.
“Com um total de 12.000 metros quadrados (m2) de área construída, as novas instalações representarão um aumento de 700% em relação aos 1.500 metros quadrados atuais das instalações da Topbrands no concelho da Moita”, adianta a empresa portuguesa, em comunicado. No que toca à área de produção, esta irá passar de 500 m2 para 2.000 m2
Com mais de de cinco mil referências de produtos, a Topbrands dedica-se à produção de produtos adaptados às sazonalidades do ano, que vão desde brinquedos, decorações para festas, produtos para o lar, têxtil a mobiliário para jardim, e que estão presentes em várias cadeias de retalho.
A construção das novas instalações vai ser dividida em quatro fases “ao longo dos próximos cinco anos”, sendo que a primeira arranca ainda este ano e “deverá estar concluída até ao próximo verão, permitindo que a mudança gradual para as novas estruturas comece ainda em 2024”, indica a Topbrands, em comunicado.
A empresa conta actualmente com 35 trabalhadores, mas com a mudança da Moita para o Montijo prevê criar “até 50 novos postos de trabalho diretos em diversas áreas”, nomeadamente Operação, Gestão de Produtos, Qualidade, Key Account e TI/Desenvolvimento de Software, o que irá permitir expandir a equipa para um total de 85 trabalhadores.
Novo espaço com foco na eficiência energética
Segundo a empresa, este projeto “reflete o crescimento da empresa de brinquedos, puericultura, churrasco e ‘outdoor living’, além do compromisso com a sustentabilidade e inovação”.
Nesse sentido, as novas instalações serão equipadas com painéis solares e o “edifício será energeticamente eficiente tanto do ponto de vista elétrico quanto térmico, contribuindo para a redução da pegada ambiental da empresa”. Vai também contar com cerca de 15 mil m2 de espaços verdes exteriores, que vão “incluir áreas de lazer e atividade física”.
No primeiro semestre, a Topbrands faturou três milhões de euros e espera fechar o ano com um volume de negócios de 10 milhões de euros, depois de ter uma faturação de 6,9 milhões de euros em 2023. Segundo o CEO, o objectivo é alcançar os 20 milhões de euros de vendas em 2026, à boleia da expansão internacional.
Além de Portugal, a empresa portuguesa tem presença em Angola e está em negociações para entrar no mercado polaco ainda este ano. Já a médio prazo tem no radar Marrocos, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Chipre e Moçambique.
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