Algumas sociedades do grupo serão convertidas em OICs, sob a forma societária de SICs (Sociedades de Investimento Coletivo).
Comentários: 0
Projeto residencial Promenade
Projeto residencial Promenade, em Lisboa, promovido pela AM48 Créditos: AM48

O Grupo AM48, promotor imobiliário com 12 anos no mercado nacional, recebeu, no dia 8 de maio de 2025, o ofício de comunicação prévia da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) relativo à conversão de algumas sociedades do Grupo em OICs (Organismos de Investimento Coletivo), sob a forma societária de SICs (Sociedades de Investimento Coletivo).

“Uma transformação estratégica profunda na estrutura do Grupo de empresas, avançando para um modelo regulado e supervisionado pela CMVM”, refere a empresa em comunicado, adiantando que o próximo passo a dar passa pelo registo da carteira e valorização dos ativos, e consequente registo da conversão das empresas para os modelos solicitados e aceites.

“A transformação assenta na adoção de uma arquitetura institucional, suportada por veículos de investimento regulados, como OICs, incluindo SICs e Fundos de Investimento. Estes veículos de investimento serão geridos de forma independente por uma Sociedade Gestora (SGOIC) devidamente autorizada pela CMVM, neste caso a Haitong Global Asset Management, SGOIC, S.A, e com o banco depositário das ações o BNI, conforme exigido por lei”, lê-se na nota. 

Segundo a AM48, trata-se de um importante passo que reforça o compromisso do grupo com elevados padrões de transparência, mitigação de risco e confiança institucional, adotando uma arquitetura alinhada com os mais elevados standards de investimento e gestão de ativos imobiliários.

Modelo abre portas a “novas geografias de investidores”

“A transição para um modelo regulado pela CMVM reforça a confiança do mercado, introduz supervisão externa rigorosa e permite à AM48 operar com os mesmos critérios de compliance e governance utilizados pelas maiores gestoras de ativos. O novo modelo não altera os projetos em curso, mas sim dota os mesmos de maior estabilidade, disciplina de capital e alinhamento estratégico, abrindo portas, simultaneamente, para novas geografias de investidores”, acrescenta o grupo.

Citada no documento, Francisca Martins, administradora do Grupo AM48, diz tratar-se de um passo decisivo no processo de transformação estratégica da AM48: “Estruturamo-nos como um grupo de empresas que está preparado para gerir e potenciar ativos imobiliários com elevados padrões de rigor e eficiência, em linha com as melhores práticas do setor financeiro e imobiliário internacional. Esta transformação representa o início de uma nova era para o Grupo AM48. Estamos a construir uma organização com visão estratégica, preparada para competir e crescer num mercado cada vez mais exigente, com independência, inovação e responsabilidade”. 

Já Leandro Silva, novo presidente do Conselho de Administração do Grupo AM48, salienta que a empresa, com esta nova estrutura, entra “num novo ciclo de crescimento sustentado”. “Alinhamos a nossa organização com os modelos de atuação dos grandes grupos internacionais, posicionando-nos como uma plataforma de investimento altamente qualificada, transparente e capaz de gerar valor com segurança”, comenta.

Entre os projetos que fazem parte do portfólio da AM48 estão o Ópera LX, FOCUS LX, The Boulevard, Projeto Santa Joana, Promenade, Quinta do Alverde e o Foz de Prata, entre outros.  

A AM48 revela que anunciará em breve um dos seus maiores projetos, localizado no concelho de Loures, com cerca de 400 fogos e ainda cerca de 5.000 metros quadrados (m2) de comércio, incluindo uma superfície alimentar de média dimensão e várias lojas satélites.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta