Investimento pode chegar aos 1.000 milhões. Novo centro vai criar 1.500 novos empregos e atrair empresas como a Amazon e a Tesla.
Comentários: 0
Novo centro de negócios em Gaia
Photo by Renan on Unsplash

Unir a tecnologia à educação. Este é um dos objetivos do grupo brasileiro que pretende edificar um “tech hub de inovação” nos terrenos já adquiridos em Vila Nova de Gaia. A ideia passa por construir um ecossistema que vem unir o “mundo académico ao profissional” e que tem “capacidade de competir a nível mundial”, trazendo marcas como a Google, a Microsoft ou a Netflix. Mas isso só será possível depois de investir entre 700 e 1.000 milhões de euros neste projeto nos próximos cinco anos.

Este empreendimento já está a andar e tem um nome: Gaia Innovation City. Este novo centro trata-se, nas palavras de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, “do maior projeto de investimento para um campus tecnológico no Norte do país, que irá agregar o ensino superior a um parque tecnológico, tendo em vista a integração em grande escala da investigação da tecnologia, educação e empreendedorismo económico, num enquadramento ambientalmente sustentável”, disse citado pelo Jornal de Negócios.

Quem está a conduzir o investimento é a GCMP – Gestão de Capital & Management, que é controlada por três empresários de São Paulo, e que constituiu a empresa-veículo Gaia Innovation City, Lda. Para levar avante o ‘tech hub’, a empresa já selou a compra do terreno de 20,8 hectares pagando 8 milhões de euros ao fundo Gaia Douro – as terras fazem parte do Parque de Campismo da Madalena que é propriedade deste fundo. Entretanto, o projeto esteve em análise pela autarquia e, ao que tudo indica, a Câmara de Gaia terá aprovado o negócio esta segunda-feira, dia 24 de janeiro de 2022, segundo o mesmo meio.

Note-se que a aquisição do terreno não implica a extinção deste parque de campismo. "O parque de campismo não deixa de existir, mas vai ficar mais reduzido e, na verdade, vai ter de ser repensado o seu modelo de ocupação porque havia pessoas a viver lá o ano todo e isso não pode acontecer”, explicou Eduardo Vítor Rodrigues numa nota de imprensa publicada a 11 de janeiro de 2022.

Gaia Innovation City une tecnologia e educação
Photo by Brooke Cagle on Unsplash

O investimento por detrás do novo centro em Gaia

Construir o Gaia Innovation City terá um investimento inicial previsto de 700 milhões de euros, tal como avançou a autarquia na mesma nota. Mas o capital total alocado ao projeto pode ser ainda maior: o investimento pode mesmo ultrapassar os 1.000 milhões de euros durante os cinco anos em que deverá ser desenvolvido, refere o Negócios.

E que espaços terá este novo centro em Gaia? A primeira fase do projeto vai abranger uma área de construção de 166,4 mil metros quadrados (m2) e que podem chegar aos 250 mil m2. Desta área, cerca de 35% deverá ser destinada a escritórios, 20% a residências para estudantes, 14% a equipamentos de educação e centros de investigação e saúde, 13% a habitação para professores e executivos, 11% a um hotel e centro de congressos e 7% a unidades comerciais, descreve o mesmo meio.

Gaia vai ter novo hub empresarial
Pixabay

Amazon, Facebook e Tesla podem vir a ocupar o novo ‘tech hub’

O Gaia Innovation City “irá integrar todo um conjunto de serviços e infraestruturas que potenciam a incubação de talentos, com uma curva estimada de aprendizagem e empreendedorismo de dez anos, que permitirá formar e catapultar aqueles que serão os futuros gestores das maiores empresas mundiais”, dizem ainda na mesma nota.

E é por isso que, dizem, que este espaço “será capaz de gerar emprego em variadas áreas, com equipamentos de ensino, empresas de inovação e tecnologia, hotel, área de retalho e serviços de gestão patrimonial da infraestrutura”. Estima-se que sejam criados, ao todo, 15 mil empregos diretos, indica o mesmo jornal.

A Amazon, o Facebook, a Tesla, a Apple, a IBM, a Google, a Microsoft ou a Netflix estão entre as “potenciais empresas candidatas” a ocupar este espaço, que contará, ainda, com parcerias com universidades, incluindo alojamento para estudantes.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade