A operação, dependente da aprovação da AdC, será concretizada através da criação da SIGI Oriente Business Tower, que irá deter o ativo.
Comentários: 0
Escritórios em Lisboa
Torre Oriente, junto ao centro comercial Colombo Créditos: Bankinter | Sonae Sierra

A Torre Oriente, localizada junto ao Centro comercial Colombo, em Lisboa, mudou de mãos, tendo sido comprada pela Bankinter Investment SGEIC, gestora de investimentos alternativos do Bankinter Investment, filial da banca de investimento do Bankinter, e pela Sonae Sierra. Em causa está um ativo com 27.600 metros quadrados (m2) de área bruta total, distribuída por 14 pisos.

O valor da transação não é divulgado no comunicado enviado às redações, nem o nome da entidade vendedora, mas o idealista/news sabe que a Torre Oriente está nas mãos do UniImmo: Global Fund, gerido pelo fundo imobiliário alemão Union Investment. Segundo o Jornal de Negócios, o fundo comprou o imóvel por cerca de 70 milhões de euros, no final de 2009, a um consórcio detido em partes iguais pela Grupo Caixa Geral de Depósitos, Iberdrola Inmobiliária, ING Real Estate e… Sonae Sierra. 

A conclusão da transação está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência (AdC), adiantam as empresas, acrescentando que a operação será concretizada através da criação da Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI) Oriente Business Tower, que passará a deter o ativo. Terá como acionistas o Bankinter Investment Inversión Alternativa I, FCR (um dos Fundos de Capital de Risco de gestão delegada da Bankinter Investment SGEIC), a Sonae Sierra e um grupo de investidores, clientes de Private Banking e institucionais de Portugal e de Espanha, respetivamente.

“Esta operação dará acesso a um investimento de longo prazo, a uma operação com volume relevante e a um ativo seguro e resiliente”, lê-se na nota. 

Trata-se de um “edifício emblemático de escritórios” – a Torre Oriente faz parte do complexo de escritórios Torres Colombo – que se distingue “pela flexibilidade dos espaços, elevada eficiência energética, certificação LEED e por um conjunto de comodidades únicas, refletindo um compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar dos seus ocupantes”, indicam as empresas. 

Destaque ainda para o facto de a Torre Oriente apresentar uma “taxa de ocupação próxima de 100%”, contando “com um portefólio diversificado de arrendatários, que têm demonstrado compromisso de longo prazo com o edifício, quer pela antiguidade da sua presença, quer através de contratos de longa duração”.

De acordo com o comunicado enviado às redações, aquando da conclusão da operação, a SIGI Oriente Business Tower será o 30º veículo de investimento lançado pelo Bankinter Investment nos últimos nove anos e o 7º veículo de investimento criado em parceria entre o Bankinter Investment e a Sonae Sierra.

Citado no documento, Alberto Ramos, Country Manager do Bankinter Portugal, afirma que “esta nova operação reforça a estratégia de investimento alternativo do Bankinter Investment, permitindo aos clientes o acesso a ativos imobiliários sólidos, de rendimento estável e potencial de valorização a longo prazo, em colaboração com um gestor de referência no mercado”.

Já Vitor Freitas Duarte, da Sonae Sierra, comenta que a empresa dá “um passo adicional na expansão do seu negócio de Investment Management, consolidando o seu papel de gerador de oportunidades de investimento atrativas, simultaneamente reafirmando o compromisso com a gestão de ativos imobiliários sustentáveis e de elevada qualidade”.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta