
uma das perguntas mais temidas pelos agentes imobiliários quando comunicam a um proprietário que têm um possível comprador para o seu imóvel é: “posso estar presente durante a visita à casa?” quando isto acontece, os vendedores costumam tentar fazer ver aos proprietários, ainda que de forma subtil, que esta é uma má ideia: a intimidação que podem exercer sobre os compradores, a possibilidade de que digam mais do que devem e o risco de algum tipo de confronto não recomendam a sua presença
o potencial comprador que visita uma casa precisa de estar à vontade quando avalia aquele que pode ser o seu futuro lar. deve poder abrir armários, espreitar por detrás dos sofás ou mexer no que quiser. quando o dono da casa está presente, o visitante sente-se com menos liberdade para fazer um exame mais exaustivo
além disso, os proprietários que estão a verder a sua casa tendem a esquecer-se que estão em pleno processo comercial. por isso, acabam por dizer, por exemplo, que os vizinhos são muito atenciosos, quando o que na verdade interessa ao potencial comprador é que sejam discretos e pouco intrometidos
por outro lado, os proprietários podem sentir-se ofendidos com algum comentário menos positivo do potencial comprador, o que pode levar a uma discussão que em nada ajuda ao negócio
mas há algumas excepções a estas regras: em determinadas ocasiões o proprietário é mesmo a pessoa certa para esclarecer certas dúvidas ou para negociar um desconto no valor do imóvel
3 Comentários:
normalmente a minha experiencia diz - sou proprietario de 15 imoveis - que devo estar presente. consigo fazer opcções que o vendedor não pode. Tenho visto que muitos têm a lição mal estudada. Nem viram a casa antes nem sabem responder a perguntas simples como qual é a distancia ao metro? ou se há escola perto, Além disso tenho visto que a maioria tem apenas um objectivo - a comissão.
Infelizmente não sabem qual a taxa de IMT ou de selo ou se se pode fazer a escritura ou contrato no notário a ou b ou qual é o mais perto, qual o valor do condominio que se paga, mas todos sabem que a comissão tem de ser paga agora e depois se verá ... que levam 2 meses de renda de aluguer mais iva ou 5.000 euros minimo de comissão de venda de um imovel. já me telefonaram a perguntar se podem baixar o preço de venda em 1700 euros... por isso exijo estar presente, se não aceitarem muito mal para eles. acho que os profissionais das vendas de imoveis são amadores na maioria das vezes.
francisco fontes
Sr. Francisco fontes não generalize, pois existe muita gente competente a trabalhar no mercado imobiliário.
Seria igualmente injusto concluir que todos os proprietários são imbecis, MESMO ESTANDO PROVADO que em 90% DOS CASOS EM QUE ABREM A BOCA É PARA DIZER COISAS QUE NÃO INTERESSAM E QUE MUITAS DAS VEZES ATÉ PREJUDICAM O OBJECTIVO.
esTE ARTIGO TENTA FOCAR A SITUAÇÃO DE PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS QUE SEJAM PARTICULARES, O sR. FRANCISCO FONTES, QUE TEM 15 IMÓVEIS, JÁ TERÁ DE SER VISTO COMO UMA EMPRESA OU PROFISSIONAL DO SECTOR.
POR OUTRO LADO SE SR. FRANCISCO FONTES É TÃO CONHECEDOR E COMPETENTE E OS VENDEDORES DE IMÓVEIS SÃO QUASE TODOS TÃO MAUS, NAS SUAS PALAVRAS APENAS SE PREOCUPAM EM RECEBER A COMISSÃO, PORQUE É QUE v. EXA. NÃO VENDE OS IMÓVEIS SÓZINHO E SEM RECORRER AO CANAL DOS MEDIADORES IMOBILIÁRIOS? aSSIM, NÃO SÓ SE LIVRAVA DE GENTE INCOMPETENTE COMO AINDA GANHAVA MAIS 2 RENDAS OU 5.000 NO MINIMO COM A VENDA!
o PROBLEMA É QUE MUITOS DOS PROPRIETÁRIOS, E NÃO ESTOU A DIZER QUE SEJA O SEU CASO, MAS TAMBÉM PODERÁ SER, SÃO XICO-ESPERTOS, PENSAM QUE SABEM TUDO, QUEREM GANHAR MUNDOS E FUNDOS, ESCONDEM DEFEITOS DOS IMÓVEIS E NÃO POUCAS VEZES AINDA QUEREM ESCRITURAR POR VALOR INFERIOR AO REAL VALOR DO NEGÓCIO. nO FINAL AINDA SE ORGULHAM DE SER MAIS ESPERTOS QUE TODA A GENTE.
É SEM DÚVIDA UM ARTIGO INTERESSANTE C/O QUAL ESTOU PLENAMENTE DE ACORDO. a PRESENÇA DOS PROPRIETÁRIOS INIBEM OS POTENCIAIS COMPRADORES DE SE PRONUNCIAREM SOBRE O IMÓVEL E OS COMERCIAIS FICAM C/MENOR PERCEPÇÃO SE O CLIENTE GOSTOU OU NÃO E ficam por saber QUAIS OS PORMENORES MAIS IMPORTANTES A reter, porque o cliente não teve liberdade de expressão no decorrer da visita.
No entanto existem sem dúvida nenhuma, momentos em q/é fundamental o proprietário estar presente se este souber responder ao q/é fundamental sem risco de estragar o negócio.
Aproveito p/responder ao comentário do Sr. francisco fontes e referir-lhe q/hoje em dia há profissionais extremamente competentes no setor imobiliário. Têm formação superior, sabem responder a grande parte das questões q/são colocadas, são educados e sabem apresentar-se. Dou-lhe um conselho se está tão mal impressionado c/os comerciais q/trabalham consigo procure outros, porque o difícil não é encontrar profissionais competentes mas sim construtores e proprietários, bem formados e honestos!!
Para poder comentar deves entrar na tua conta