
O vereador da Habitação da Câmara Municipal do Porto (CMP), Manuel Pizarro, adiantou que a autarquia vai reabilitar em 2014 “mais de 600 fogos” de bairros sociais, investindo mais de 12 milhões de euros na habitação. Fica concretizada, assim, a prioridade dada à “recuperação e reabilitação de habitações” escolhida pela autarquia para o próximo ano, em detrimento da “grande requalificação dos bairros”, justificada pelo presidente Rui Moreira com as imposições do Estado.
“Este é um orçamento de transição e a questão fundamental é a diminuição sucessiva das verbas do Estado", disse Rui Moreira, no final da reunião do executivo, criticando os “constrangimentos” impostos pelo Governo, que deixaram a autarquia numa “camisa de forças por causa de autarquias desreguladas”.
Já Manuel Pizarro referiu que a autarquia vai “manter a linha da grande requalificação” e “intensificar muito a recuperação e reabilitação de habitações”, apontando para 2014 a “reabilitação de mais de 600 fogos”, o equivalente a “5% das casas dos bairros”. “Esse é um investimento reprodutivo, porque a reabilitação cria muito emprego e diz muito às pessoas”, acrescentou o presidente da CMP.
Para poder comentar deves entrar na tua conta