Comentários: 8
Proprietários contra obrigatoriedade da certificação energética no arrendamento

Desde dezembro que é obrigatório ter certificado energético nas casas mesmo quando estas são colocadas para venda ou arrendamento. Uma lei que, não sendo cumprida, é punida com multas elevadas. A verdade é que até agora não houve sinais de fiscalização, cenário que pode mudar em janeiro. “A partir de 2014, a Agência para a Energia (Adene) irá assegurar que o setor imobiliário cumpre a obrigação - imposta por diretiva comunitária - de publicitar a classe energética dos edifícios em todos os anúncios de frações para venda e arrendamento”, garantiu o diretor-geral da entidade, Filipe Vasconcelos.

Citado pelo Dinheiro Vivo, o responsável adiantou que as ações de fiscalização serão “realizadas sempre de forma aleatória” pela Adene, que admite recorrer, “sempre que necessário, a entidades fiscalizadoras”.

Em caso de incumprimentos, as situações serão encaminhadas para a Direção Geral de Energia, a quem “compete a instauração e instrução dos processos de contraordenação”, explicou Filipe Vasconcelos.

De referir que as mutas podem ir dos 2.500 aos 45.000 euros para as mediadoras imobiliárias e dos 250 aos 370 euros para os proprietários das casas. Ou seja, mais ou menos o preço do certificado, que custa cerca de 300 euros.

Clica aqui e fica a saber tudo sobre a nova lei da certificação energética, que entrou em vigor a 1 de dezembro.

Ver comentários (8) / Comentar

8 Comentários:

30 Dezembro 2013, 12:58

Há 400.000 casas para obterem certificado. Há 145 entidades que podem emitir certificados. Em Portugal tudo funciona a velocidades abaixo do normal. Logo os certificados estarão prontos na mesma altura em que acabar a dívida. Pergunta-se se uma casa com certificado gasta menos energia que uma sem certificado? Uma propriedade sem telhado e com muros do edifício com a altura máxima de 1 metro precisa de certificado. Qual será o valor do coeficiente de isolamento vertical a aplicar? Qual o grau de isolamento das paredes exteriores? Se as leis fossem feitas por engenheiros e não por advogados sentados a fumar charuto nos gabinetes em S. Bento não saiam estas asneiras. Certificados sim mas para obra nova. Certificados sim mas com normas feitas por engenheiros. Os de São Bento que fumem charutos que nós engenheiros sabemos fazer casas e organizar as normas de construção.

30 Dezembro 2013, 13:00

In reply to by anónimo (not verified)

Não podia concordar mais. Estamos cheios de analfabetos a mexer em obra.

31 Dezembro 2013, 14:30

Mais um tacho para alguns, uma pouca vergonha.

31 Dezembro 2013, 19:13

Exactamente e que "São Bento os perdoe, pois não sabem o que fazem" e fazem muito mal com a maxima prepotência;
não conseguem sequer explicar a quem exige (directiva comunitária) que somos Portugal com janelas abertas ao Mundo;
mas com IVA na electricidade a 23%.
Burocracia cá existe a mais, conforme os da "directiva comunitária" bem sabem e se queixam....
Vergonha e retrocesso, mais nada!

3 Janeiro 2014, 13:57

Pois.... e o mais caricato de tudo ainda é o facto de há 1 mês que ligo para a Adene a pedir um certificado emitido em 2011 e respondem que não têm sistema, está em 'actualização'... Mais, só daqui a pelo menos 2 semanas é que poderão ter o sistema a funcionar... Não, não é anedota, a propria Adene não tem os meios a funcionar!!!!! Só neste país..... VERGONHA

3 Janeiro 2014, 16:40

Fiscalização como? Se nem sequer ainda acabaram as formações dos técnicos.
Que grande pressão. Até parece que estamos a viver os tempos do PREC. Filhos da P***

4 Janeiro 2014, 23:40

Infelizmente com o mau tempo ontem e hoje caíram casas/MORADIAS, algumas novas.... vistoriadas e licenciadas por várias entidades...Haja bom senso e seriedade, mais intervenientes e "certificados" é igual apenas a mais e mais burocracia, que não siginifica qualidade.

6 Janeiro 2014, 11:43

Nunca se viu tamanho absurdo!!!! emitir certificação para prédios usados!!! aquando da visita do Engº ao local a certificar, qual é o rigor dessa certificação? Abrem buracos nas paredes para confirmar o isolamento aplicado? a avaliação é feita por pressupostos, pois nada é verificado e se assim funciona para que raio quero meia dúzia de papeis que custam uma fortuna e não servem para nada.

Para poder comentar deves entrar na tua conta