Setor da construção fecha 2020 a crescer 2,5%

Setor da construção fecha 2020 a crescer 2,5%

O setor da construção fechou o ano 2020 a crescer 2,5%, tendo “vindo a demonstrar uma elevada resiliência aos constrangimentos causados pela pandemia da Covid-19”, revelam, em comunicado, as duas principais associações do setor, a AICCOPN e a AECOPS. Em causa está um acréscimo do valor bruto da produção do setor da construção para 13.739 milhões de euros.
Segunda vaga da pandemia e incerteza económica condicionam evolução do setor da construção

Segunda vaga da pandemia e incerteza económica condicionam evolução do setor da construção

O setor da construção civil e obras públicas tem-se mostrado resiliente à pandemia da Covid-19, com vários segmentos a darem resposta positiva à crise pandémica, como por exemplo o consumo de cimento, os licenciamentos e os concursos promovidos e contratos celebrados de empreitadas de obras públicas. Uma evolução, no entanto, que é “fortemente condicionada pelo significativo aumento da incerteza em torno do comportamento do atual surto pandémico e a possibilidade de ressurgimento de medidas restritivas, cujos impactos na economia poderão ser muito significativos no conjunto da atividade económica”, alertam duas das mais importantes associações do setor.
Licenças de construção de habitação nova com “quebra menos intensa” – diminuem 2,5% até julho

Licenças de construção de habitação nova com “quebra menos intensa” – diminuem 2,5% até julho

Nos primeiros sete meses do ano, as licenças emitidas pelas autarquias para construção de habitação nova tiveram “uma quebra menos intensa que a registada nos meses anteriores, tendo-se apurado uma variação em termos homólogos acumulados de -2,5%”. No caso do licenciamento de fogos em construções novas, verificou-se também um decréscimo de 4,4% em termos homólogos, para um total de 13.456 habitações. Em causa estão dados divulgados pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) e pela Associação de Empresas de Construção e Obras Publicas e Serviços (AECOPS).
Mercado de obras públicas está "em expansão", revela AECOPS

Mercado de obras públicas está "em expansão", revela AECOPS

O valor das obras públicas contratadas no primeiro semestre de 2017 cresceu 86% face ao mesmo período do ano passado, tendo atingido 829,5 milhões de euros contra 446,4 milhões de euros registados em 2016. Também os concursos lançados registaram um crescimento homólogo assinalável: de 69% em número, tendo passado de 1.132 para 1.913, e de 88% em valor (735,2 milhões de euros em 2016 para 1.382,2 milhões de euros em 2017).
Obras públicas: ajustes diretos já pesam 35% dos contratos

Obras públicas: ajustes diretos já pesam 35% dos contratos

Os ajustes diretos podem ser usados para a formação de contratos de obras públicas até 150.000 euros. O Governo colocou em discussão pública, no entanto, uma proposta que prevê a redução desses limiares para os 30.000 euros. Segundo a Associação das Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços (AECOPS), os contratos por ajuste direto passaram dos 26% que assumiam em 2013/2014 para os 35% em 2016.

Fundos comunitários e autárquicas prometem impulsionar obras públicas

Os concursos de obras públicas promovidos em 2016 prometem trazer a este segmento “outra pujança” a partir de 2017. Também os fundos comunitários e as eleições autárquicas, que se realizam em outubro, podem impulsionar o setor. No ano passado, 990 donos de obra contrataram empreitadas com um valor médio de 352.000 euros a 3.269 empresas, revela a Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços (AECOPS).