Comentários: 0
Certificados energéticos: maioria das casas é de classe C e só 0,9% têm nota máxima (A+)
autorizado

Desde 1 de dezembro de 2013 que a certificação energética de edifícios é obrigatória sempre que um imóvel é anunciado, mesmo sem se saber se o negócio – de compra ou arrendamento – vai ser concretizado. Dados da ADENE – Agência para a Energia divulgados ao idealista News Portugal indicam que no primeiro semestre do ano foram emitidos 87.503 certificados, sendo que a maioria (32,2%) é relativa à classe de eficiência energética C, a quinta numa escala de oito.

“A classe de eficiência energética média em Portugal é a C, abaixo daquilo que hoje é exigido aos edifícios novos, que é um B- [a quarta da escala]. Há, portanto, um grande potencial de melhoria”, revela Rui Fragoso, da Direção de Auditoria de Edifícios da ADENE.   

Como é possível ver no gráfico, relativo ao período entre 1 de dezembro de 2013 e 30 de junho de 2014, a segunda classe de eficiência energética mais comum no país é a D (26,6%), logo seguida da E (14,1%) e da B- (9,9%). Em último lugar encontra-se a A+ (0,9%), a primeira do ranking e, por isso, a relativa às casas com melhor eficiência energética. Sublinhe-se, ainda, que 5,8% dos imóveis certificados têm classe F, a última (e menos eficiente) da escala.

Certificados energéticos: maioria das casas é de classe C e só 0,9% têm nota máxima (A+)

Mas o que será que distingue, então, uma casa com classe de eficiência energética A+ das restantes? “Uma casa A+ privilegia três aspetos. O primeiro é a qualidade dos edifícios, das paredes, das janelas, o desempenho térmico, os isolamentos. Só os edifícios feitos na última década passaram a dar mais importância a estes fatores. O segundo ponto é ter um edifício que tenha equipamentos de elevado grau de eficiência e baixo consumo de energia. O terceiro diz respeito aos contributos de energia renováveis. Ou seja, os três aspetos que fazem com que um edifício seja A+ são a sua componente passiva e ativa e a utilização de energias renováveis”, explica Rui Fragoso.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade