Comentários: 0
Arrendamento jovem: candidaturas ao Porta 65 começam segunda-feira
GTRES

As candidaturas da 4ª fase do programa de apoio ao arrendamento Porta 65 Jovem começam segunda-feira (dia 22) – a partir das 10 horas – e decorrem até às 18 horas do dia 9 de outubro, anunciou ontem o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

O Programa Porta 65 Jovem visa regular os incentivos aos jovens arrendatários, estimulando “estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos, em família ou em coabitação jovem, a reabilitação de áreas urbanas degradadas e a dinamização do mercado de arrendamento”, lê-se no site da iniciativa. 

No fundo, o programa, que foi lançado em 2007 e já sofreu várias alterações, tem como objetivo apoiar o arrendamento de habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal.

Atualmente, e após várias mudanças, podem candidatar-se ao Porta 65 pessoas que tenham até 30 anos, sendo que o apoio tem a duração de três anos. O governo possibilitou entretanto a a inclusão de prestações sociais (subsídios de maternidade ou bolsas de estudo) no cálculo dos rendimentos.

Passou a ser possível também apresentar a declaração de rendimentos dos últimos seis meses e não do último ano, como inicialmente previsto, e de entregar apenas a promessa de contrato de arrendamento e não o contrato final.

Foi ainda aprovado um aumento da majoração (de 10% para 20%) para os arrendamentos em zonas urbanas históricas da capital e do resto do país, para incentivar a ocupação de casas nas mesmas. Atualmente já é possível mudar de residência e continuar no programa e os candidatos podem interromper o Porta 65 e voltar a ter direito a ele mais tarde.

Clica aqui para saberes mais informações.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta