Comentários: 0
Deco Alerta: Vale a pena comprar casas em leilão?
GTRES

O negócio dos leilões de imóveis é o 21º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o Idealista News Portugal.

Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

O meu pai falou-me da realização de leilões de imóveis, em que se pode arrematar uma casa a preços mais acessíveis. Para conseguir uma nova forma de rendimento, tenho pensado encontrar um imóvel barato que possa comprar para depois arrendar. Peço, pois, a vossa ajuda para saber se este negócio é mesmo assim ou se existem riscos que devo conhecer?

É verdade que os leilões podem ser uma via interessante para investir num imóvel barato. Os nossos estudos mostram que é possível comprar casas com descontos de 40% sobre os preços de mercado.

Claro que nas condições atuais do mercado português, investir num imóvel para arrendar não é, em regra, um bom negócio: a compra para arrendar rende cerca de 3% nas zonas residenciais da Grande Lisboa e do Grande Porto. Todavia, pagar pouco pela casa pode ser a forma mais eficaz de aumentares substancialmente a rentabilidade potencial do arrendamento. Assim, o negócio dos leilões de imóveis, cada vez mais frequentes em resultado da urgência da banca em alienar património, são um bom local para encontrares preços baixos.

Existem algumas empresas especializadas nos leilões de imóveis, que promovem frequentemente dois a três leilões presenciais por mês. Deves informar-te sobre as empresas que operam no mercado e que realizam esses leilões presenciais. Estes estão, normalmente, associados a uma instituição financeira, que procura através destes leilões escoar parte da sua carteira de imóveis adquiridos através da execução de hipotecas. Como o objetivo do banco é reduzir a sua exposição ao setor imobiliário e recuperar a totalidade ou parte da dívida contraída pelo anterior proprietário, o valor de venda pode ser bastante inferior aos valores médios de mercado praticados para imóveis com características semelhantes.

A nossa publicação Proteste Investe já assistiu anonimamente a vários leilões de imóveis e identificámos casos em que o valor base de licitação era inferior ao valor médio do mercado em mais de 40%. 

Sendo um negócio poderás, sempre, enfrentar riscos, sobretudo relacionados com a rentabilidade do arrendamento, mas munido de toda a informação, poderás concretizar um bom investimento. 

Consulta o nosso portal Proteste Investe e prepara-te para este negócio. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade