Comentários: 0
IMI em Lisboa: câmara anda à caça dos prédios devolutos
idealista

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) tem "brigadas de jovens" nas ruas da capital a fazer o registo das casas devolutas e que, por isso, em vez de estarem sujeitas à taxa de IMI (imposto municipal sobre imóveis) regular, rendem o triplo da receita fiscal.  
 
A CML, segundo noticia o i, tem um serviço específico, dependente da Unidade de Coordenação Territorial, que faz uma análise técnica prévia com cruzamento de diversa informação, nomeadamente das empresas concessionárias de água, energia e gás, e que é complementada com informação das equipas de fiscalização no terreno, dependentes de cada unidade de intervenção territorial.  
 
Depois de recolhidos os dados, a autarquia reporta-os periodicamente à Autoridade Tributária e Aduaneira para agravamento do IMI dos edifícios/fracções devolutos ou em ruínas. Além de pagarem IMI a triplicar por uma casa desocupada, os proprietários podem ser intimados a fazer obras de conservação, explica o jornal.

Dados da Associação Nacional de Proprietários (ANP) mostram que existem na capital 4681 prédios devolutos (cada prédio tem vários fogos).  
 
Em 2015, a CML prevê arrecadar 108,9 milhões de euros de receitas totais de IMI, mais 4,9 milhões que o estimado no orçamento deste ano.  

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta