O índice de novas encomendas na construção aumentou 29,5% no quarto trimestre de 2014 quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Uma descida que se deveu, segundo o INE, ao comportamento do segmento Obras de Engenharia, que passou de uma variação homóloga de -48,5% no terceiro trimestre de 2014 para 50,4% no trimestre seguinte. Já o índice relativo ao segmento Construção de Edifícios apresentou uma variação homóloga de 13,7% (10,5% no trimestre anterior).
Radiografia do dia: Evolução dos custos de construção de casas novas em Portugal
A taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova no Continente foi -0,1% em novembro. Trata-se de uma taxa inferior 0,6% face à observada no mês anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Já o Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação apresentou uma taxa de variação homóloga de -0,3% (-0,1% em outubro).
Novas encomendas na construção aumentam 51,1%
Parece haver luz o fundo do túnel para o setor da construção. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de novas encomendas na construção aumentou 51,1% no primeiro trimestre de 2014 face ao mesmo período do ano passado.
Radiografia do dia: Evolução do índice de Produção na Construção em Portugal
O índice de produção na construção recuou 5,8% em novembro face ao período homólogo (variação de -6,4% no mês anterior), “prolongando a tendência de variação menos negativa na atividade da construção, que se tem mantido ao longo do ano de 2014”, referiu o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Casas à venda em Portugal: preços sobem em todas as grandes cidades
O interesse em comprar casa em Portugal continua elevado. Mas as famílias deparam-se com uma dupla realidade: ofertas de créditos habitação mais acessíveis, mas que contrastam com preços das casas crescentes. E nada parece pôr um travão a esta tendência de subida, explicada sobretudo pelo desequilíbrio entre alta procura e escassa oferta de habitação no mercado nacional. O índice de preços do idealista (editor desta newsletter) revela que o preço das casas à venda no país subiu
A casa pré-fabricada de 6 mil euros que está a revolucionar o mercado
Em plena subida dos preços da habitação, as casas pré-fabricadas afirmam-se como uma alternativa económica e pronta a habitar. A Pineca lançou um modelo com dois quartos, sala de estar e terraço, entregue totalmente montado e com um custo de apenas 6.004 euros, oferecendo uma solução rápida, sustentável e acessível para quem procura uma casa própria sem se endividar.
Atrasos nos apoios à renda: ministro defende IHRU e desvaloriza queixas
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, saiu esta sexta-feira (31 de outubro de 2025) em defesa do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e desvalorizou as queixas que têm surgido face aos atrasos nos apoios à renda.
“Tu Consegues Comprar Casa”: um livro que é um guia com 10 passos
“Nos últimos anos, comprar casa em Portugal deixou de ser ‘apenas’ complicado e tornou-se, para alguns, praticamente impossível”. Este não é, no entanto, “um privilégio reservado a quem tem muito dinheiro”, não sendo uma tarefa impossível. Esta é a mensagem passada por Massimo Forte, consultor, coach, formador especializado em imobiliário, no seu mais recente livro: “Tu Consegues Comprar casa”. Na obra, editada pela Manuscrito, uma chancela do Grupo Editorial Presença,
Para poder comentar deves entrar na tua conta