Comentários: 0
Proprietários e inquilinos contra aumento de rendas em 2016
idealista/news

Proprietários e inquilinos estão contra o sistema de atualização das rendas, que estipulou um aumento de 0,16% para 2016. Os senhorios argumentam que “o valor é baixíssimo” e os arrendatários defendem que não deve ser aplicado qualquer aumento.

“Este coeficiente [0,16%] nada tem a ver com a evolução dos preços do imobiliário, tem a ver com a evolução de outros produtos: o vinho, o pão, o vestuário, os combustíveis e, por isso, muitas vezes o que se verifica é que a renda sobe quando o mercado está em queda e desce quando o mercado está a subir”, disse Luis Menezes Leitão, presidente da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP). Citado pelo Dinheiro Vivo, o responsável referiu que esta medida prejudica “imenso” o mercado de arrendamento.

Romão Lavadinho, presidente da Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL), considera que, “neste período, qualquer Governo, incluindo este novo Governo, não deveria de aplicar a taxa, mesmo sabendo que é” reduzida. “No final de 2016, se se verificar que as famílias tiveram algum desafogo, então consideramos que a lei deve ser aplicada, agora enquanto a situação se mantiver tal qual como está, achamos que não deve haver nenhum aumento”, explicou.

O aumento de 0,16% das rendas em 2016 segue-se ao congelamento registado em 2015, na sequência de variação negativa do índice de preços, excluindo a habitação, e significa o retomar das atualizações positivas das rendas, que registaram quatro anos de aumentos consecutivos entre 2011 e 2014.

De acordo com as contas de Menezes Leitão, o valor de atualização das rendas é “baixíssimo”, já que numa renda de 500 euros o aumento é de 80 cêntimos. Os proprietários consideram, no entanto, que o valor das rendas “devia ser estipulado caso a caso, de acordo com o mercado [de arrendamento] em termos de liberalização”, alegando que “só assim é que se consegue que as rendas tenham valores razoáveis”. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta