Comentários: 0
IMI: receita subiu 162 milhões de euros em 2014
GTRES

Em 2014, os municípios portugueses cobraram cerca de 1,5 mil milhões de euros em Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), mais 162 milhões que no ano anterior. Trata-se de um valor que tem crescido sistematicamente desde 2010, sendo hoje 32% mais elevado que naquele ano.

IMI: receita subiu 162 milhões de euros em 2014

Em causa estão dados da Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL), disponibilizados pela Marktest. Os mesmos concluem que a cobrança municipal de IMI per capita é maior nos concelhos de Albufeira, Loulé e Lagos.

O concelho de Lisboa foi o que captou um maior volume de IMI em 2014, com 111 milhões de euros: 7,6% do total cobrado. “Em Sintra cobrou-se 51 milhões de euros de IMI, 3.5% do total. Cascais, Porto e Vila Nova de Gaia completam a lista dos cinco concelhos com maior peso neste imposto. Em conjunto, estes cinco concelhos representam 20.3% do cobrado a nível nacional”, refere a Marktest.

De acordo com o estudo, em média, em 2014, cada português pagou 141 euros em IMI. Estes valores oscilaram entre um máximo de 689 euros per capita em Albufeira e um mínimo de 36 euros per capita no Corvo.

“Albufeira foi assim o concelho onde a capitação de IMI foi mais elevada, seguindo-se outros concelhos da região do Algarve, Loulé, Lagos e Castro Marim. Porto Santo encerra a lista dos concelhos com maior rácio de IMI per capita”, lê-se no site Marktest.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta