Comentários: 0
Vendidos 2.199 imóveis por 709 milhões no centro histórico de Lisboa em 2015
autorizado

Em 2015 foram vendidos no Centro Histórico de Lisboa (CHL) 2.199 imóveis, num total de 709 milhões de euros. Em causa estão dados revelados pela Confidencial Imobiliário (Ci) – empresa especializada na produção e difusão de indicadores de análise do mercado, detendo índices e bases de dados exclusivas sobre a oferta e vendas de fogos, com detalhe à freguesia – no âmbito do SIR.RU, um novo sistema de estatísticas de transações de imóveis para esta zona da cidade.

Segundo a Ci, o volume apurado inclui a venda de prédios e de frações, reabilitados ou por reabilitar, nos segmentos de habitação, retalho e serviços, contemplando a atividade em 25 bairros que integram o CHL. “Numa primeira fase deste sistema de informação estão sob análise as freguesias da Misericórdia, Santa Maria Maior e São Vicente (que acolhem os 25 bairros identificados), mas a prazo o SIR.RU será também alargado às freguesias de Estrela, Campo de Ourique e Santo António”, refere a entidade em comunicado.

Para Ricardo Guimarães, diretor da Ci, este novo sistema “representa um avanço muito significativo na análise do mercado imobiliário” da CHL, “ao permitir segmentar os preços de venda por bairros, por tipo de imóvel e setor” e pela “existência ou não de obras de reabilitação”.

Baixa e Chiado os bairros mais dinâmicos

Do total do valor transacionado em imóveis no ano passado nestes 25 bairros, a Baixa/Cruzes da Sé e o Chiado são os bairros mais dinâmicos, concentrando 46% destas transações. No que diz respeito à transação de prédios para reabilitação, o valor médio de venda deste tipo de imóvel variou entre 814 euros por m2 e e 2.793 euros por m2.

Relativamente às frações, o preço médio de venda no CHL de unidades de retalho usadas foi de 2.000 euros por m2, um valor que duplica (4.070 euros por m2) quando se tratam de lojas já reabilitadas. No caso da habitação, as unidades usadas foram transacionadas, em média, por 2.513 euros por m2 enquanto que as frações habitacionais reabilitadas apresentaram um valor médio de venda de 3.756 euros por m2.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta