Comentários: 0
Preço das casas aumenta 3% em Lisboa e 2% no Porto
GTRES

O preço das casas deve aumentar 2% no Porto, 2,7% no Algarve e 3% em Lisboa nos próximos 12 meses. Em termos médios nacionais, a subida esperada é de 2,5% nos próximos. Em causa estão dados que constam no inquérito mensal Portuguese Housing Market Survey (PHMS), produzido pelo Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) e pela Confidencial Imobiliário (Ci).

Os promotores e mediadores inquiridos consideram mesmo que o aumento do preço das casas vai acelerar, apontando para um crescimento médio anual de 4% nos próximos cinco anos a nível nacional.

“Esta subida expectável dos preços resulta do bom momento do mercado de compra e venda de casas, com as vendas a aumentarem em março pelo terceiro mês consecutivo após a ligeira quebra registada em novembro. A procura por parte dos novos compradores também aumentou a um ritmo sólido em março em todas a regiões e também as novas instruções para venda (indicador da oferta) têm vindo a subir, indo ao encontro da procura”, Lê-se no comunicado conjunto da Ci e do RICS.

Para Ricardo Guimarães, diretor da Ci, “o sentimento global do mercado é positivo, resultado de fatores de natureza geral, como o facto de existir um Orçamento de Estado em vigor, mas também fatores específicos, que têm ganho dinâmica e sustentado a evolução do mercado”. “É o caso do aumento dos novos créditos concedidos e o ressurgimento dos vistos gold, após meses de congelamento”, explicou.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade