Comentários: 0

Com base no artigo 65º da Constituição Portuguesa, que diz que todos os cidadãos têm direito a uma habitação (entre outros valores), deputados da Juventude Social Democrata (JSD) “apresentaram no Parlamento um projeto de resolução que recomenda ao Governo que proceda a alterações” no programa Porta 65.

Em comunicado, a JSD refere que “a medida mais importante do Projeto de Resolução 377/XIII/1ª é o aumento da dotação financeira do Porta 65, garantindo que todos os jovens que cumpram as condições de acesso à subvenção ao arrendamento podem efetivamente aceder-lhe, retirando subjetividade ao processo e transformando desta forma um processo de candidatura num processo de requerimento”.

“O início da vida ativa dos jovens adultos portugueses depende, entre outros fatores, do acesso à habitação. Sem casa própria, todo o processo de autónoma e emancipação dos jovens adultos fica adiado”, disse Cristovão Simão Ribeiro, atual líder da JSD.

Segundo o Notícias ao Minuto, o responsável defende “um reforço do incentivo ao arrendamento”, mas adianta que o que se vê “é a redução das verbas para esse efeito”. “E é deprimente ver-se hoje o BE e o PCP dizerem ‘sim’ a cortes ao Porta 65, quando no passado os criticaram”, referiu.

O projeto apresentado pela JSD quer ter uma “majoração de 20% da subvenção mensal a atribuir a jovens ou casais de jovens com dependente cargo e o alargamento a jovens até aos 35 anos”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta