Porta 65 vai ter dobro do dinheiro para apoiar arrendamento de jovens até 35 anos

Porta 65 vai ter dobro do dinheiro para apoiar arrendamento de jovens até 35 anos
idealista/news

O Porta 65, programa de arrendamento jovem, vai abranger um maior número de beneficiados a partir do próximo ano. O Ministério das Finanças está a ultimar a duplicação das verbas de apoio e o aumento da idade dos candidatos dos atuais 30 para 35 anos, no âmbito do Orçamento do Estado para 2017. Esta terça-feira, dia 20 de setembro, arranca uma nova fase de candidaturas do programa ainda à luz das atuais regras.

O reforço orçamental está a ser fechado pelo Ministério das Finanças, mas já obteve o consenso dentro do grupo de trabalho das Políticas de Habitação, Crédito Imobiliário e Tributação do Património Imobiliário, constituído pelo Parlamento e o Governo, o PS e o BE, segundo o Jornal de Negócios.

Publicidade

Depois de, no OE 2016, o programa ter sofrido um corte de 1,3 milhões de euros, para 12,2 milhões de euros, o objetivo do atual Governo é que o reforço do montante alocado ao programa seja já previsto no OE2017, a ser apresentado em outubro, sendo que o aumento de 50% no orçamento do Porta 65 deverá ser faseado ao longo da legislatura.

Também os critérios de candidatura deverão ser revistos, permitindo que sejam incluídos jovens até aos 35 anos (atualmente é até aos 30 anos), mas também que o subsídio seja atribuído durante 5 anos, em vez dos atuais três. 

As candidaturas para a terceira fase do Porta 65 Jovem (são quatro ao longo do ano) abrem na próxima terça-feira, dia 20 de setembro. Os interessados deverão apresentar as suas candidaturas entre 20 de setembro (10 da manhã) a 7 de outubro (18h). A última fase de candidaturas (entre 28 de abril e 31 de maio) atribuiu subvenção a 5.667 candidatos.

Para poder comentar deves entrar na tua conta