Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Só 7,9% das casas à venda ou para arrendar em Portugal têm ar condicionado

Autor: Redação

O calor aperta e os termómetros registam temperaturas elevadas. É por isso é essencial tentar arrefecer a casa, sendo o ar condicionado uma das formas de o fazer. Mas são poucos os imóveis que estão à venda ou para arrendar que dispõem de sistema de ar condicionado. Só 7,9% se encontram nestas condições. Em causa está um estudo realizado pelo idealista, que analisou cerca de 150.000 casas anunciadas no portal a 22 de agosto de 2017.

Faro é, de resto, a cidade com mais casas à venda ou para arrendar com ar condicionado, 14,8%. Seguem-se Lisboa (12,8%), Braga (11,9%), Viseu (11,7%) e Castelo Branco (10,1%). De referir que no Porto apenas 6,6% dos imóveis anunciados têm ar condicionado. No lado oposto da tabela encontram-se Guarda (0,4%) Funchal (1,1%), Bragança (2%) e Leiria (2,3%).  

Por regiões, é no Algarve que há mais imóveis equipados com ar condicionado (13,2%). Lisboa e Alentejo (10,3% cada) completam o pódio. A Madeira é, por seu turno, a região com menos imóveis anunciados para venda ou arrendamento com este sistema (0,9%).

No parque habitacional português a diferença entre as casas climatizadas em venda e em arrendamento é pouco significativa, conclui o estudo: 8,6% das casas disponíveis para arrendar tem contra 7,8% no caso dos imóveis que se encontram à venda.

É em Faro que há mais casas com ar condicionado para arrendar (23,5%). Seguem-se Braga (22,5%), Lisboa (21,5%), Beja (16,7%) e Castelo Branco (16,4%), por esta ordem. No Porto, a percentagem é de apenas 6,9%. Uma curiosidade: em Santarém, Vila Real, Portalegre, Bragança e Guarda não há casas para arrendar com ar condicionado.

No que diz respeito ao mercado de compra e venda, Faro lidera também o ranking das regiões que dispõem de mais casas com ar condicionado – 14,6% dos imóveis anunciados têm. Em sentido oposto encontra-se Guarda (0,4%).