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... E especialista defende que arrendar casas a turistas pode estimular vendas a estrangeiros
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O imobiliário português está a viver um bom momento. A tendência de recuperação vai manter-se, alavancada pela melhoria da perceção de risco do país, segundo o partner da Deloitte Jorge Marrão. O Alojamento Local (AL) também pode ajudar a dinamizar o mercado de vendas junto dos estrangeiros, e ser uma espécie de “pré-venda do imobiliário”.

“O país está estabilizado” e há uma “perceção de riscos estabilizada” que está a ajudar ao bom momento que o mercado imobiliário está a viver. Esta é a ideia defendida por Jorge Marrão, citado pelo Jornal de Negócios. De acordo com o responsável, a tendência de recuperação vai manter-se em 2018, já que este não vê “nenhum fator extraordinário que possa levar a que o caminho não seja esse”.

Para o especialista, a melhoria da perceção de risco traz com ela uma consequência natural: o afastamento dos “fundos oportunísticos” e o aparecimento dos “fundos normais”. “A partir do momento em que os fundos oportunísticos dão um sinal de que isto já não é mercado para eles, aparecem os outros”, defendeu.

Mas que tipo de investidores estão a entrar no país? Estão a entrar investidores institucionais, como as seguradoras, mas também os fundos de pensões que, de acordo com o responsável, “têm uma perceção de investimento de muito mais longo prazo”, pelo que “aceitam preços mais elevados”.

AL traz oportunidades

O mercado imobiliário da capital tem crescido, também, à boleia do AL. Para Jorge Marrão, as “casas para turistas” podem ajudar a dinamizar o mercado de vendas junto de estrangeiros. O responsável disse acreditar que o AL é a “pré-venda do imobiliário”.

“É muito importante perceber que há alguns estudos que indicam que as pessoas, no mercado de retalho, para comprar casa têm de viver um pouco o espaço previamente. Como um português antes de comprar uma casa pergunta a amigos, como é o teu bairro como se vive lá, para um estrangeiro a única forma de o fazer é vir viver. É a pré-venda do imobiliário. É a ligação que as pessoas fazem à cidade”, referiu o partner da Deloitte, citado pela publicação, acrescentando que o AL pode ser uma porta de entrada que incentivará os estrangeiros à compra.

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