Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Um guia imperdível sobre tudo o que precisas de saber antes de fazer obras em casa

MELOM
MELOM
Autor: Redação

Se estás a pensar fazer obras em casa, mas gostavas primeiro de perceber melhor como funciona todo o processo e em que consistem os trabalhos de remodelação, como por exemplo o tempo médio que vão demorar e o que vão implicar, lê este artigo até ao fim. Com a ajuda da MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, damos-te a conhecer os detalhes mais importantes a ter em conta antes de “dar uma segunda vida à casa”.

Soalho flutuante

O que é necessário para fazer a obra, quais as implicações e qual o tempo médio, considerando uma sala de 30 metros quadrados (m2)?

Quando falamos em soalho flutuante, referimo-nos a um pavimento de madeira com réguas de encaixe macho/fêmea, assente sobre uma superfície lisa/nivelada, normalmente cerâmico, betonilha ou madeira.

O sistema é constituído por manga plástica (quando necessário, para evitar a “entrada” de humidade), manta de polietileno (que lhe confere alguma flutuabilidade) e o próprio soalho flutuante.

Antes de fazermos a aplicação do pavimento flutuante, temos de nos certificar do aprovisionamento de material – convém encomendar sempre mais que o necessário, pois há sempre algum desperdício aquando da sua aplicação – e verificar que a área a intervencionar está devidamente nivelada e limpa.

A sequência de trabalhos resume-se a:

  • Aplicação de manga plástica (se necessário)
  • Aplicação de manta de polietileno
  • Aplicação das réguas de pavimento flutuante

A aplicação de soalho flutuante e respetivos rodapés numa sala com 30 m2 é um trabalho relativamente simples e por isso, em média, apenas deverá demorar um dia (oito horas de trabalho).

MELOM
MELOM

Pintura

O que é necessário, quais as implicações e qual o tempo médio para uma casa com 100 m2?

Antes de iniciarmos os trabalhos de pintura interior (paredes e tetos) de uma habitação é necessário quantificar a área a pintar, para ficarmos com a noção exata da quantidade de material que devemos comprar. A proteção do pavimento, isolamento de rodapés, janelas e portas são essenciais para evitar eventuais danos nesses mesmos elementos. Em obras de remodelação, existem sempre fissuras que requerem reparação através de argamassas finas, próprias para o efeito. A pintura apenas pode ser aplicada após a secagem e respetiva lixagem dessas argamassas. Se a intenção é pintar a casa toda, é recomendável que se comece pelos tetos, passando só depois para as paredes.

A sequência de trabalhos resume-se a:

  • Proteção de todo o espaço a intervencionar (pavimento, rodapés, janelas e portas)
  • Reparação de fissuras existentes
  • Lixagem das massas aplicadas nas fissuras (apenas quando devidamente secas)
  • Aplicação de pintura, começando sempre pelo primário, seguindo-se a tinta

No que respeita aos tempos médios, a pintura de paredes e tetos de uma habitação com 100 m2 deverá demorar aproximadamente três dias.

MELOM
MELOM

Mudança de sanitário

O que é necessário, quais as implicações e qual o tempo médio de obra?

A mudança de sanitários é essencial numa obra de remodelação. Contudo, antes de adquirir os novos aparelhos sanitários e proceder à sua substituição, é necessário ter em atenção alguns pormenores técnicos, nomeadamente a localização e secções do tubo de esgoto e respetivos pontos de água de cada aparelho. Só assim garantimos uma substituição direta dos equipamentos, evitando uma remodelação mais alargada do espaço.

A sequência de trabalhos resume-se a:

  • Remoção dos equipamentos sanitários a substituir
  • Aplicação dos novos equipamentos sanitários e suas ligações (esgoto e águas)

A substituição direta de sanitários (lavatório/bidé/sanita e base de duche) demora aproximadamente um dia (oito horas de trabalho).

MELOM
MELOM

MELOM
MELOM

Tetos falsos:

O que é necessário, quais as implicações e qual o tempo médio para uma casa com 100 m2?

Os tetos falsos em gesso cartonado são muito utilizados em obras de remodelação, tornando os espaços mais acolhedores, menos volumosos, possibilitando a colocação de isolamento térmico/acústico sobre a estrutura e tornando possível a colocação de iluminação embutida, bastante recorrente nas obras de hoje em dia.

Nas cozinhas e instalações sanitárias, o normal será a aplicação de material hidrófugo, que garante uma maior proteção e preservação das paredes e construções da humidade.

Antes de iniciar a instalação de tetos falsos numa habitação, é essencial quantificar a área a revestir, para saber que quantidade de material se deve comprar. 

A sequência de trabalhos resume-se a:

  • Aplicação da estrutura de suporte constituída por raias/montantes/varões roscados/perfis teto
  • Fixação das placas de gesso cartonado à estrutura
  • Barramento das uniões das placas e fixações mecânicas através de argamassas próprias

A aplicação de tetos falsos em gesso cartonado numa habitação com 100 m2 deverá demorar cerca de cinco dias.

MELOM
MELOM

Substituição de janelas/caixilhos

O que é necessário, quais as implicações e qual o tempo médio considerando a mudança total de caixilhos de uma habitação com três assoalhadas?

A substituição de janelas/caixilhos tende a melhorar as características térmicas de uma habitação. É uma obra relativamente simples e de curta duração, uma vez que a moldagem/montagem do alumínio, PVC ou madeira e vidros é feita em oficina.

À habitação, as janelas/caixilhos já chegam prontas, sendo apenas necessária a aplicação.

Antes de iniciar os trabalhos de substituição de janelas/caixilhos é necessário retificar as medidas de cada vão ao milímetro, para que não haja qualquer erro aquando da sua aplicação. Sendo este um trabalho bastante técnico e preciso, é aconselhável que seja efetuado por um técnico/serralheiro.

A sequência de trabalhos resume-se a:

  • Retificação das medidas de cada vão (por parte de um técnico/serralheiro)
  • Moldagem/montagem dos caixilhos em oficina
  • Remoção dos caixilhos a substituir
  • Aplicação dos novos caixilhos 

A substituição de janelas/caixilhos de uma habitação com três assoalhadas demora aproximadamente um dia.

MELOM
MELOM

*A elaboração deste artigo contou com o apoio técnico da MELOM Momentos de Coimbra.