Comentários: 0
Há 100.000 famílias em risco de ver as rendas triplicarem a partir de 2020
Creative commons

Há cerca de 100.000 famílias em risco de ver a renda triplicar a partir de 2020. O alerta foi feito pela Associação dos Inquilinos Lisboneses (AIL), que está preocupada com o fim do período de transição que protege as rendas antigas de aumentos. Há rendas em Lisboa que chegam a duplicar e triplicar de valor assim que os contratos terminam.

Os contratos acabam, as rendam sobem. Há cada vez mais inquilinos a serem confrontados com esta situação. É o caso de Luís, que partilhou a sua história com o Diário de Notícias. Uma história fácil de resumir: pagava 632 euros por um T1 em Lisboa desde 2014 e, um ano antes de terminar o contrato, foi confrontado com o novo valor de 800 euros, que começou agora a pagar.

“Há pessoas que pagavam rendas de 200 e 300 euros e agora estão a ser confrontadas com valores de 600 e 700 euros”, disse Romão Lavadinho, citado pela publicação. De acordo com o presidente da AIL, em Lisboa, as rendas chegam a duplicar e triplicar de valor assim que os contratos terminam.

O responsável acredita que este cenário poderá piorar nos próximos dois anos, quando terminar o período de transição do Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU). “O valor da renda a apurar será igual a 1/15 avos do Valor Patrimonial Tributário (VPT) do imóvel”, referiu, adiantando que “uma renda que hoje está em 120 euros pode passar para 500 ou 600 euros à vontade”. Neste momento, estão em causa “pouco mais de 100.000 contratos”, sendo que “a maioria destas pessoas é de elevada idade”, acrescentou.

Já António Frias Marques, da Associação Nacional de Proprietários (ANP), admite que o fim do período de transição pode realmente levar a um aumento das rendas, mas realça que "a maioria destes inquilinos tem mais de 65 anos e rendimentos baixos [menos de cinco salários mínimos brutos]", estando, por isso, protegidos pela lei. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade