Comentários: 0
Políticas de habitação debatidas segunda-feira na VI Semana da Reabilitação Urbana do Porto
Eser Degirmencioglu/Unsplash

A VI Semana da Reabilitação Urbana (SRU) do Porto realiza-se na próxima semana – de 26 de novembro a 1 de dezembro de 2018 –, no Palácio da Bolsa, e promete animar a Invicta. No primeiro dia do evento, que tem o idealista como portal oficial, os grupos parlamentares do PS, PSD e CDS-PP, a indústria do setor imobiliário e a Câmara Municipal do Porto (CMP) irão debater as novas políticas de habitação. 

Os deputados Hugo Pires, Maria Germana Rocha e Álvaro Castello-Branco, do PS, PSD e CDS-PP, respetivamente, marcarão presença no debate, bem como Hugo Santos Ferreira, vice-presidente da Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), Manuel Reis Campos, Presidente da Associação dos Industriais de Construção e Obras Públicas (AICCOPN), e Ricardo Valente, vereador da Economia, Turismo e Comércio da CMP.

Antes deste debate terá lugar a sessão de abertura da VI SRU do Porto, que contará com intervenções de Ana Pinho, secretária de Estado da Habitação, Rui Moreira, presidente da CMP, Jorge Macedo, Presidente da Associação Comercial do Porto, e Manuel Reis Campos.

Para Arturo Malingre, diretor da SRU do Porto, “a sociedade civil e os profissionais não podem alhear-se do momento essencial de discussão das políticas públicas de habitação”. “A SRU, cumprindo o seu papel de encontro entre os poderes públicos e a iniciativa privada, convidou os grupos parlamentares, o município e os representantes associativos para discutir o que são as soluções de equilíbrio, que de forma ponderada asseguram o interesse público sem colocar em causa o necessário investimento”, diz o responsável em comunicado.

Segundo a organização do evento – a SRU do Porto é coorganizada pela Promevi e pela Vida Imobiliária, com o apoio da CMP e da Associação Comercial do Porto, e o idealista é o portal oficial –, nesta edição, “o mote das conferências centrais é dado pelo momento de vitalidade ímpar do Porto, mantendo-se o foco na reabilitação urbana e no impulso que esta deu à projeção e competitividade da cidade”. 

Além das novas políticas públicas para a habitação serão discutidos/debatidos temas como o financiamento, a sustentabilidade, o Alojamento Local e a inovação e tecnologia.

“Reunindo empresas, associações, entidades públicas, universidades, turistas e habitantes da cidade em torno de um programa que inclui conferências, exposições, seminários, workshops e um atelier para crianças, a VI SRU trará ainda uma novidade inédita, acolhendo o primeiro Jantar de Líderes da Reabilitação Urbana, a ter lugar no dia 27 de novembro”, revela a organização do evento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta