Comentários: 0
Lei de Bases da Habitação deve proteger casas de morada de família, defende Deco
thangeo on Visual Hunt / CC BY-NC-NDCopy

A Deco – Associação para a Defesa do Consumidor foi ao Parlamento defender que a Lei de Bases da Habitação "deve ir um pouco mais além” na proteção aos despejos, abrangendo o conceito de casa de morada de família.  

“Sabemos de casos de famílias que, por dívidas de telecomunicações, perderam as suas casas, isso não devia acontecer”, disse Carolina Gouveia, jurista do departamento jurídico e económico da Deco, citada pela Lusa, referindo que, neste momento, a lei apenas impede a penhora da casa de família por dívidas fiscais e contributivas.

No âmbito de uma audição parlamentar sobre a criação da Lei de Bases da Habitação, que conta com projetos de PS, PCP e BE, a representante da Deco manifestou-se ainda a favor da extinção de dívidas aos bancos quando as casas são penhoradas, considerando que o risco na concessão de crédito à habitação deve ser partilhado entre o cliente e a instituição bancária.

Para a jurista da Deco, o Estado tem sido “um mero observador” no setor da habitação e deve passar a “monitorizar, fiscalizar e atuar” na regulamentação do mercado, incluindo o arrendamento, a compra e venda e o crédito à habitação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta