Comentários: 0
Souto Moura vence prémio da Academia Americana de Artes e Letras
Casa das Historias wikimedia_commons

Eduardo Souto de Moura venceu o Prémio Arnold W. Brunner de 2019, da Academia Americana de Artes e Letras, pela sua “contribuição significativa para a arquitetura”, anunciou a instituição. O arquiteto português foi o escolhido entre 33 nomeados.

O júri destacou a obra de Souto de Moura pela sua “qualidade intemporal”, escreve a Lusa, salientando que o galardão em causa foi instituído em 1955 e concede 20 mil dólares (17,7 mil euros), destinando-se a distinguir arquitetos, de qualquer nacionalidade, que “tenham dado uma contribuição significativa à arquitetura como arte”.

O arquiteto português, que já venceu um Prémio Pritzker, foi reconhecido pela “qualidade intemporal e profundamente humanista” da sua obra, detentora de um “[sentimento] de inevitabilidade”, disse a arquiteta Annabelle Selldorf, presidente do júri, no anúncio dos vencedores.

A decisão teve em conta um conjunto de “projetos notáveis” do arquiteto português, entre os quais o júri destacou o Estádio Municipal de Braga, a Torre Burgo, no Porto, e a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta