Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Eduardo Souto de Moura vence Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza

Casa das Histórias Paula Rego,um projeto reconhecido do arquiteto português / Wikimedia commons
Casa das Histórias Paula Rego,um projeto reconhecido do arquiteto português / Wikimedia commons
Autor: Redação

O arquiteto português Eduardo Souto de Moura recebeu um Leão de Ouro, a distinção máxima da Bienal de Arquitetura de Veneza – mostra internacional este ano dedicada ao tema “espaço livre”. Para Souto de Moura este prémio é "o reconhecimento do valor e do nível da arquitetura portuguesa".

O arquiteto português foi distinguido pelo complexo turístico de São Lourenço do Barrocal, a recuperação de um monte alentejano e a sua adaptação a hotel. O premiado disse à Lusa que se tratou de "um projeto muito difícil, porque não é radical".

A 16.ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza abriu este sábado (26 de maio) ao público, na cidade italiana, com a participação de Portugal através da exposição “Public Without Rethoric”, e estará aberta a público até ao dia 25 de novembro.

Um projeto de risco que deu reconhecimento

"Já fiz outros projetos mais modernos, mais antigos, este era a procura de um tom que não destruísse o ambiente do edifício e da paisagem. É um projeto de risco porque estava quase no limite do pastiche [obra em que se imita abertamente o estilo de outros artistas], era uma imitação do antigo", explicou.  O arquiteto encara esta distinção como “o reconhecimento do valor e do nível da arquitetura portuguesa", que "cada vez é mais reconhecida nos sítios que exigem mais qualidade".

O evento dedicado à arquitetura recebe 65 participações nacionais, divididas entre os pavilhões históricos do Giardini, do Arsenale e do centro histórico de Veneza. Souto de Moura foi um dos 100 arquitetos convidados pelas curadoras da Bienal da Arquitetura de Veneza, Yvonne Farrell e Shelley McNamara, do Grafton Architects, para a exposição principal, espaço expositivo além dos pavilhões nacionais.