Comentários: 0
Tudo sobre os seguros a contratar na hora de pedir crédito para comprar casa
Photo by Amy Hirschi on Unsplash

Vais pedir dinheiro ao banco para comprar casa, mas não sabes bem os seguros que é preciso contratar? No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te tudo sobre o seguro de vida e o seguro multirrisco, essenciais quando se contrata um crédito à habitação.

Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Vou contratar um crédito para comprar a minha futura casa. Comecei por fazer pesquisa em vários bancos e em todos me foi dito que tinha de contratar dois seguros: o seguro de vida habitação e o seguro multirriscos habitação. É mesmo necessário fazê-lo? O que me aconselham?

Todos os bancos ou instituições de crédito referem aos futuros clientes de crédito à habitação essa obrigatoriedade de contratar os seguros de vida habitação e multirriscos habitação.

O seguro de vida tem como principal finalidade proteger os titulares do crédito habitação e a sua família em caso de morte ou invalidez, mas não é um seguro obrigatório por lei. No entanto,  no crédito à habitação a lei prevê que, como reforço da garantia, ou seja da hipoteca, a instituição de crédito possa solicitar a sua contratação. Portanto, este seguro evita a possibilidade de perda da habitação por morte ou invalidez de um dos elementos do agregado, garantindo a liquidação da dívida ao banco, acautelando o equilíbrio financeiro das famílias.

Neste caso, o capital seguro deve corresponder ao capital em dívida no banco. As seguradoras são obrigadas a atualizar o capital do seguro com a mesma periodicidade da amortização do crédito (regra geral, mensalmente).

Se já tens um empréstimo e queres verificar se compensa transferir o seguro de vida para uma outra seguradora deves começar por perguntar ao banco qual o efeito da mudança. Tudo depende do contrato que assinaste e caso este passe por um aumento do spread, pede o novo valor e uma simulação da nova prestação. Atenção: o banco só pode agravar o spread se no contrato estiver prevista essa possibilidade.

Por outro lado, quando se compra um imóvel em regime de propriedade horizontal, os compradores são obrigados por lei a contratar um seguro de incêndio, para proteger a casa de eventuais danos causados pelo incêndio. Assim, por norma o banco exige a contratação do seguro multirriscos, que é um seguro mais abrangente, incluindo coberturas para outras catástrofes, além do incêndio, como sejam inundações, roubo, aluimento de terras e tempestades.

Antes de decidires avançar para a contratação desses seguros tem em consideração:

  • Quais as coberturas;
  • Quais as exclusões;
  • As franquias, se existirem;
  • Qual o capital seguro;
  • Qual o valor do prémio.

Para teres a certeza que escolhes o melhor seguro de vida e o melhor seguro multirriscos deverás sempre fazer várias simulações. Lembra-te que o principal objetivo da contratação destes seguros é garantir maior proteção e segurança a ti e à tua família no caso de ocorrer algum imprevisto.

Informa-te sobre os teus direitos.  

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade