Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

“A tecnologia faz parte do quotidiano das mediadoras e o seu papel cresce diariamente”

Pedro Pereira, diretor de marketing da UCI / UCI
Pedro Pereira, diretor de marketing da UCI / UCI

Não há dúvidas, “não há mediação imobiliária sem tecnologia” é a convicção de Pedro Pereira, diretor de marketing da União de Créditos Imobiliários (UCI). E em entrevista ao idealista/news, o responsável fala sobre a importância do IMOCIONATE iTEC 2019, um evento que vai na 3ª edição e que se realiza dia 26 de setembro de 2019 no Centro de Congressos do Estoril – a UCI é o patrocinador principal e o idealista/news é media partner. “O IMOCIONATE iTEC veio preencher um vazio neste mercado. Havia a necessidade de ter um momento no ano em que todos os profissionais se reunissem em torno de si mesmos”, conta.

Qual a importância do IMOCIONATE iTEC para a UCI? 

A UCI acredita que a compra ou venda de um imóvel deve ser feita com a intervenção de um mediador imobiliário. É a única forma de garantir a defesa dos interesses das partes envolvidas. Em Portugal cerca de 50% das transações têm um mediador imobiliário, mas nos EUA esse valor chega aos 90%. Por isso, nos últimos 20 anos a UCI tem trabalhado, em conjunto com a APEMIP, no desenvolvimento da profissão de mediador imobiliário. 

O IMOCIONATE iTEC surge como reforço desse plano de desenvolvimento profissional. Esta é uma das formas da UCI contribuir para o desenvolvimento da mediação imobiliária em Portugal. 

A compra ou venda de um imóvel deve ser feita com a intervenção de um mediador imobiliário. É a única forma de garantir a defesa dos interesses das partes envolvidas.

E para o mercado imobiliário?

O IMOCIONATE iTEC é o momento anual de reunião de todos os profissionais, de todas as marcas internacionais, nacionais e até os independentes. É o maior evento global do mercado imobiliário português. Os profissionais reúnem-se para ouvir oradores internacionais e nacionais que vêm partilhar a sua visão sobre os desafios que o futuro e a tecnologia trazem para os seus negócios. Mas também participam em sessões que abordam temas diversos e práticos. É um momento de fazer uma pausa na agenda e aprender, abrindo horizontes. Estar com outros profissionais, ainda que com visões diferentes, permite um networking muito rico.

O que esperar da 3ª edição? 

Será um ‘upgrade’ em relação às anteriores. Trazemos um conjunto de start ups nacionais e internacionais que têm produtos e soluções muito interessantes para o mercado imobiliário. Por isso, vamos ter uma Start Up Village para que os participantes possam vir conhecer serviços inovadores, falar com os empreendedores e assistir aos seus ‘pitches’. Queremos ligar esta indústria à mediação imobiliária, para que a evolução seja o mais natural e fluida possível. 

"O IMOCIONATE iTEC é um momento de fazer uma pausa na agenda e aprender, abrindo horizontes."
 

O IMOCIONATE iTEC 2019 quer ser essa plataforma tecnológica para a mediação imobiliária. Mas não só. Vamos apresentar pela primeira vez um estudo inovador sobre A Casa e as Tendência Futuras. Este estudo, comissionado pela UCI, pretende revelar como vão as próximas gerações de compradores de imobiliário olhar para a casa. Que tipo de casa procuram? Serão áreas mais reduzidas? Onde querem viver? Vão comprar casa? Querem comprar e partilhar com amigos? Procuram casas que se adaptam às diferentes etapas da vida familiar? 

O futuro traz incógnitas sobre as quais queremos lançar algumas luzes para que a mediação imobiliária consiga desempenhar bem o seu papel neste mercado e sair valorizada. 

Pedro Pereira, diretor de marketing da UCI / UCI
Pedro Pereira, diretor de marketing da UCI / UCI

Considera que o evento está a chamar cada mais a atenção dos intervenientes do setor imobiliário? 

Sem dúvida. O IMOCIONATE iTEC veio preencher um vazio neste mercado. Havia a necessidade de ter um momento no ano em que todos os profissionais se reunissem em torno de si mesmos. Um momento em que parassem para pensar, para aprender, para ouvir, para falarem uns com os outros. O IMOCIONATE iTEC é isto e muito mais, porque consegue trazer para cima da mesa temas estruturantes, enriquecidos por visões de profissionais que têm experiência neste mercado a nível internacional. É um evento que cresce de ano para ano, não só em número de participantes, mas também de patrocinadores. 

Que mensagem gostaria de deixar sobre o IMOCIONATE iTEC a quem não o conhece?

É o momento do ano em que a mediação imobiliária se reúne, independentemente de marcas ou cores, para falar dos seus desafios. A edição deste ano tem como lema “Da Habitação do Futuro à mediação 3.0”. Por isso, se queres pensar mais além, aprender e planear o futuro do teu negócio, não podes perder o evento. 

A edição deste ano dá particular destaque ao tema habitação do futuro. Porquê?

Associamos muito a tecnologia ao futuro. Todos os profissionais, independentemente da área, temem as mudanças que a tecnologia representa. A mediação imobiliária não é disso exceção. Há três anos, na 1ª edição, muito se temia a desintermediação, as ‘proptech’. No mês passado Brad Inman falou numa conferência em Barcelona e disse algo como isto: “A tecnologia vai dar cabo dos agentes menos capazes. Mas por outro lado vai elevar os agentes que estiverem melhor preparados”. Mais simples, não podia ser. 

"O futuro traz incógnitas sobre as quais queremos lançar algumas luzes para que a mediação imobiliária consiga desempenhar bem o seu papel neste mercado e sair valorizada."
 

Mas o futuro desta profissão não se constrói só com tecnologia. O comportamento dos futuros compradores vai ditar novas regras neste mercado. Por isso, associamos nesta edição o futuro ao comportamento e isso vai fazer emergir uma nova forma de ser da mediação imobiliária. 

Qual é a importância da tecnologia na mediação imobiliária?

Não há mediação imobiliária sem tecnologia. Este é um “negócio de pessoas para pessoas”, mas a tecnologia é uma plataforma de uso diário. O comprador hoje em dia procura primeiro online, nos portais ou nos sites das empresas, os imóveis que lhe interessam. É o modo como primeiro contacta com uma marca deste mercado. Estabelece contacto com as empresas de mediação imobiliária através de canais digitais. Só numa fase seguinte se inicia o contato pessoal, que é de enorme importância e valor. Mas não se chega a essa fase, sem o uso de tecnologia. 

Hoje a tecnologia faz parte do quotidiano das mediadoras imobiliárias (CRM, MLS, portais) e o seu papel cresce diariamente. É, pois, importante estar a par das novidades e não ser ultrapassado. E mais ainda, saber como aproveitar as vantagens que a tecnologia representa para o seu negócio.

O que poderão contar/revelar os oradores/intervenientes do IMOCIONATE iTEC aos participantes? 

Temos um conjunto de 12 oradores únicos para um dia em cheio. Cada um com grande ‘know how’ em áreas tão diversas e que se complementam. Vêm de Portugal, dos EUA, de Espanha, de França, da Holanda, da Austrália e até do Ruanda. Todos eles têm algo de valor a aportar à mediação imobiliária em Portugal. 

Seja a perspetiva de uma especialista em comunicação e marketing como a Cristina Amaro (Imagens de Marca), que nos vem falar sobre como criar uma marca pessoal de sucesso no imobiliário. A experiência de gestor de talentos, como o Tiago Forjaz, que dará a sua visão ‘out-of-the-box’ sobre como podem os gestores de equipas comerciais reterem o talento das suas equipas e desenvolvê-lo. 

"Temos um conjunto de 12 oradores únicos para um dia em cheio. Cada um com grande ‘know how’ em áreas tão diversas e que se complementam"
 

Querem saber como podem tirar partido da tecnologia e com ela maximizar a satisfação dos vossos clientes e a rentabilidade do seu negócio? A Crystal Washington vem dar a sua opinião sobre o tema. 

Falar do futuro e das cidades, é o mesmo que falar de smart cities e para percebermos melhor o que isto implica para as cidades teremos Duarte Stock e Xander Bueno. 

Eduardo Vieitas irá explicar-nos como podemos utilizar a realidade aumentada para ajudar a vender mais ou pelo menos criar uma experiência diferente aos clientes. 

Os dilemas da tecnologia e da venda de imóveis de luxo com uma maior necessidade de presença física são realidades para as quais Marco Rufo, Top Producer em Beverly Hills (EUA), está à vontade para explicar como resolver. 

Estes são apenas alguns dos temas que teremos nesta 3º edição do IMOCIONATE iTEC. Por isso, algo que não deves perder.