Governo assinou hoje acordos com plataformas e mediadores imobiliários para facilitar divulgação e pesquisa de casas acessíveis para arrendar.
Comentários: 0
idealista adere a protocolos para promover Arrendamento Acessível
idealista

O setor imobiliário assinou hoje, dia 04 de fevereiro de 2020, um conjunto de protocolos com o Governo no âmbito das rendas acessíveis. O objetivo dos acordos firmados com plataformas, portais e agentes de mediação imobiliária é facilitar a divulgação e pesquisa de alojamento acessível, bem como sensibilizar os agentes do setor para a adesão ao Programa de Arrendamento Acessível (PAA). O idealista, o marketplace imobiliário líder no sul da Europa, é um dos subscritores.

Estes acordos fazem parte de um conjunto de "passos [dados] sucessivos para a execução e operacionalização do PAA", explicou a secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, ao idealista/news, frisando que "hoje em dia, muita gente procura casa para arrendar através das plataformas eletrónicas e estes protocolos tornam possível que essa pesquisa seja feita sobre os imóveis que estão ou não disponíveis dentro do PAA”, lançado em junho de 2019. 

idealista adere a protocolos para promover Arrendamento Acessível
idealista

Um dos protocolos, assinados no Ministério das Infraestruturas e da Habitação, em Lisboa, entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e as empresas do setor, estabelece uma parceria para promoção do PAA e visa “permitir a divulgação e pesquisa da oferta de alojamento através das plataformas imobiliárias”.

O outro acordo tem como objetivo a capacitação do setor da mediação imobiliária para o PAA, visando “promover a sensibilização e formação profissional” dos agentes deste setor.

Em janeiro deste ano chegaram ao mercado os primeiros seguros para senhorios e inquilinos, "e agora estes protocolos com as plataformas e imobiliárias e os agentes de mediação imobiliária visam tornar mais fácil o encontro entre a oferta e a procura, ou seja, promover o encontro entre potenciais arrendatários e senhorios, e ajudar a divulgar potenciais interessados”, aponta a governante.

O PAA em números

Até ao momento, segundo dados do Governo, foram submetidas 6.315 candidaturas de potenciais inquilinos e 117 contratos de arrendamento com benefícios fiscais para os senhorios, estando inscritos 392 alojamentos na Plataforma do Arrendamento Acessível.

O PAA, tal como reitera Ana Pinho, é um programa de médio prazo, que não tem “efeitos imediatos” e que se espera que “entre em velocidade cruzeiro dentro de ano e meio, dois anos”.

A meta do Governo, apontada desde o lançamento do programa, é que ao fim desse período “cerca de 20% dos contratos de arrendamento firmados sejam feitos no âmbito do PAA”. Em paralelo, o Executivo socialista de António Costa está a trabalhar a outros níveis para fomentar a oferta de habitação a preços acessíveis, orientada para a classe média portuguesa e jovens.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade