Comentários: 1
Guia do arrendamento acessível
Tim Stief @Visual Hunt

Encontrar uma casa para arrendar a preços acessíveis é cada vez mais difícil em Portugal, sobretudo nos centros urbanos. Para ajudar os jovens e a classe média a ter uma habitação que possam pagar, o Governo está a promover um conjunto de iniciativas, entre as quais o Programa de Arrendamento Acessível. Por outro lado, também as autarquias têm dado passos neste sentido. Para que não percas a oportunidade de beneficiar destes apoios, preparámos um guia completo sobre rendas acessíveis.

O objetivo do atual Governo é que "em 10 anos existam em Portugal 100 mil casas com rendas acessíveis". Para isso, e no âmbito das chamadas novas políticas de habitação, tem vindo a preparar legislação a vários níveis, reclamando o apoio do Parlamento para ajudar a travar a escalada de preços.

Incentivos fiscais para proprietários, baixos preços para inquilinos

Como aproveitar as ajudas e pagar menos

  1. Como funciona o Programa do Arrendamento Acessível
  2. Os valores, quando e quem pode candidatar-se ao PAA

  3. Como se celebra um contrato no PAA

O Programa do Arrendamento Acessível, cuja inscrição e gestão das candidaturas e anúncios se faz através de uma plataforma, foi aplaudido pelos mediadores imobiliários, mas parece, no entanto, não convencer as associações representativas dos senhorios e arrendatários.

O Governo promete valores 20% abaixo do mercado e poupanças de até mil euros por ano, sem que isto signifique a fixação administrativa dos valores das rendas. Mas um dos grandes motivos de polémica são, exatamente, os preços praticados e a forma como os escalões de rendimentos foram definidos. O Executivo garante, no entanto, que os valores das tabelas não são preços finais e que servem como baliza - convidando os potenciais interessados a fazer simulações no portal, a partir das características dos imóveis.

Casas com rendas acessíveis em imóveis devolutos do Estado

Mas o Programa do Arrendamento Acessível, que visa ainda contribuir para reduzir o mercado informal, não é o único instrumento disponível no mercado para fomentar a oferta de casas a preços acessíveis à classe média e aos jovens.

Está agora em marcha o chamado “Plano de Reabilitação de Património Público para o Arrendamento Acessível” - que vem complementar o PAA e prevê que 29 edifícios devolutos do Estado, para já, sejam reabilitados para dar lugar a casas com rendas acessíveis. 

Autarquias com programas de rendas acessíveis para jovens e classe média

  • Por outro lado, também o poder local está a trabalhar no arrendamento acessível. O município da capital promete rendas acessíveis a metade dos valores do PAA do Governo, com um T2 no centro de Lisboa de 150 a 600 euros, por exemplo. Já da Invicta chegou recentemente a notícia de que a autarquia vai promover mais 170 casas novas para a classe média, com rendas acessíveis.
  • Mas não são as únicas autarquias a mover-se. Um pouco por todo o país, desde Braga a Faro, passando por Cascais ou Oeiras - para dar alguns exemplos - há outras a dar passos para aumentar a oferta de casas para arrendar a jovens e a famílias da classe média.
Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

scpamsf
11 Julho 2019, 22:14

Ola, Boa Noite,
Como inscrever-me na plataforma!?
O programa de rendas acessíveis, abrange todos os municípios!
Os possíveis candidatos, tem que residir no município?
Obrigada

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade